Como saber se minha empresa está seguindo as normas sanitárias de prevenção de pragas?

O controle de pragas é item obrigatório a ser considerado em qualquer estabelecimento, seja restaurante, refeitórios ou cozinhas industriais, pois o risco de contaminação dos alimentos é grande.

Algumas pragas podem propiciar a proliferação de doenças, como: disenteria, salmonelose, tuberculose, entre outras. Por isso, todo cuidado com sua empresa é pouco.

Saiba se seu empreendimento segue as regras da Vigilância Sanitária

A saúde do seu negócio depende da higiene e segurança que ele oferece para os clientes. Por isso, o controle de pragas deve ter uma visão maior e não ficar restrita ao interior do estabelecimento, pois ratos e insetos se instalam do lado de fora para chegarem ao interior apenas procurando alimento.

Os ambientes externos são: esgoto, rede de água pluvial, calhas elétricas, lixos, pedras amontoadas, entulhos, depósitos e etc.

Por isso, para seguir as regras da vigilância sanitária é necessário que:

  • o local de trabalho seja limpo e organizado, com telas e outras medidas para o controle de pragas e vetores de contaminação.
  • aplicação de venenos por empresa especializada, quando necessário.
  • o estabelecimento deve conter rede de esgoto ou fossa.
  • manter caixas de gordura e esgoto longe do local de preparo dos alimentos.
  • boa iluminação e ventilação.
  • ter atenção ao lixo, sempre mantenha lixos muito bem vedados e higienize o depósito de lixo.
  • mesas e bancadas em boas condições.

Para mais orientações, é necessário seguir a cartilha RDC nº 216, garantindo que seu estabelecimento esteja dentro da lei e não ofereça riscos.

A importância da dedetização periódica para sua empresa!

Além de ajudar a garantir o bem-estar e a saúde de funcionários e clientes, a dedetização evita que pragas e doenças se proliferem no ambiente de trabalho.

A dedetização previne o seu ambiente de baratas, ratos, pombos, insetos e muito mais, com o principal objetivo de erradicar as pragas de maneira eficiente e profissional, para que não prejudique o meio ambiente.

Uma dedetização eficiente, realizada com produtos de qualidade e profissionais capacitados tem um efeito por até seis meses. Quando acaba esse período, é recomendável que seja recontratado o serviço para a prevenção das pragas.

Proteja sua empresa com a Folha Dedetizadora! Serviço realizado com excelência e profissionalismo!  

Como funciona a dedetização nas empresas e residências?

No caso de empresas do ramo alimentício, existe uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que exige um plano de ação contínuo para prevenir a atração, acesso ou proliferação de qualquer praga urbana. Nesse caso, o Controle de Pragas deve ser realizado mensalmente por uma empresa especializada para identificar a necessidade de dedetização e outras ações para a eliminação de pragas.

Para condomínios e empresas de outros segmentos, o recomendado é contratar uma empresa especializada em dedetização e Controle Integrado de Pragas pelo menos duas vezes ao ano. Isso vai garantir que os moradores, colaboradores e cliente vão estar seguros.

No caso de controle de pragas para casas, não existe uma legislação que determine a frequência que a CIP deve ser realizada em residências, mas o recomendado é que seja feita ao menos uma vez ao ano. Em alguns casos talvez seja necessário que o serviço seja feito com uma frequência maior. Isso vai depender do nível de infestação e dos tipos de pragas urbanas no local. O contato com a empresa de dedetização deve ser feito sempre que os moradores acharem necessário.

Entenda como o controle de pragas preventivo pode ajudar sua empresa

A recomendação é sempre realizar o controle de pragas regularmente para evitar problemas com roedores, pombos, insetos e outros.

O controle de pragas é uma exigência legal, inclusive para concessão e a manutenção do alvará de funcionamento. E vai além disso, pois trata-se de uma questão de saúde e segurança dos seus colaboradores, produtos e clientes.

O controle de pragas preventivo incorpora ações corretivas contra vetores e pragas, impedindo que causem problemas significativos, aplicando métodos de controle e critérios para garantir resultados positivos sob o ponto de vista higiênico, ecológico e econômico!

Quais empresas são obrigadas a ter o controle de pragas?

As empresas sujeitas ao licenciamento e fiscalização da Vigilância Sanitária e Ministério da Agricultura, respeitando a legislação estadual, municipal e porte da empresa, terão a obrigatoriedade de apresentar o laudo de inspeção e tratamento contra pragas urbanas (desinsetização, desratização) e da limpeza da caixa d’água, tanto para sua abertura como periodicamente.

No setor de alimentação, os estabelecimentos comerciais necessários são:

– Mercados, supermercados, hipermercados, atacados, mercearias, padarias e açougues, lojas de conveniência.

Na área de serviços de alimentação, que são para preparo e fornecimento de refeições para consumo:

– Restaurantes comerciais, lanchonetes, buffets, cafeterias, pizzarias, cozinhas de instituições como creches, escolas, hospitais.

No setor de indústrias, se faz necessário o controle de pragas em:

– Panificadoras, produção de alimentos, alimentos de origem animal, fracionamento de alimentos, produção de embalagens para alimentos, produção e armazenamento e transporte de bebidas.

Na área da saúde:

– Clínicas, clínicas estéticas, hospitais, laboratórios, consultórios, farmácias e drogarias, clínicas veterinárias, comércio de produtos médicos, odontológicos e farmacêuticos, produção e distribuição de medicamentos, drogas e insumos farmacêuticos.

Por fim, são necessários também em serviços como:

– Academias, hotéis, estúdios de pilates, fisioterapia e similares, funerárias.

Agora que você já sabe como prevenir sua empresa contra as pragas e como isso é importante para o seu negócio, é só contar com a Folha Dedetizadora para te ajudar no controle de pragas!

Sua empresa protegida e seu empreendimento livre de qualquer problema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *