Conheça os riscos que as formigas apresentam à saúde

Já pensou como as formigas podem prejudicar a sua saúde? Descubra como resolver esse problema.

É comum encontrarmos formigas em vários lugares da nossa casa, ainda mais na cozinha. Isso porque elas procuram alimento, acesso e abrigo. Por mais que consideramos as formigas inofensivas, devemos estar atentos aos riscos que elas oferecem para nossa saúde.

Elas são capazes de contaminar os alimentos e o ambiente, ocasionando diarreias a hepatites quando há o contato com o ser humano através dos alimentos. Por isso, é necessário o controle dessas pragas.

O que mais atrai formigas?

O surgimento de formigas no ambiente ocorre em busca do alimento ou restos deles. Por esse motivo, é mais comum encontra-las pela cozinha, nas paredes ou no chão.

Porém, a infestação das formigas pode ocorrer em qualquer lugar, pois elas se aproveitam dos recursos que estão acessíveis no ambiente.

Listamos algumas medidas de prevenção para te ajudar a mantê-las longe da sua comida e da sua casa:

  • Faça uma vedação para impedir a entrada das formigas, com materiais como: gesso, silicone ou massa corrida.
  • Quando você avistar o caminho de formigas no chão, borrife água com sabão, pois mata as que estão no caminho e impede que outras formigas apareçam.
  • Dê uma limpeza geral, pois manter a casa limpa é essencial, principalmente em lugares em que os alimentos estejam armazenados.

Como já dito, os alimentos é que são os principais atrativos para essa praga. E não é só nos doces que elas estão presentes. As formigas gostam de: refrigerantes, sucos, carne, queijos, leite, bolachas, arroz cozido e macarrão.

Por isso, mantenha sempre seus alimentos na geladeira, com tampas, bem armazenado! E lembre-se também de manter o ambiente limpo e higienizado para elas não aparecerem!

Tipos de formigas: formiga urbana! Você conhece?

Você sabia que a formiga urbana consegue ser pior que as baratas? Isso porque as formigas conseguem se locomover por longas distâncias, circulando de um bairro para o outro. Elas passam por migalhas, lixos. Nos hospitais são consideradas um perigo, pois podem contaminar comidas, bebidas e curativos dos pacientes, ocasionando infecções.

Por esse motivo, é importante mudar os hábitos do seu ambiente. Não levar comida para o quarto ou sala, secar a pia e deixar a casa sempre limpa são algumas dicas que podem afastar as formigas da sua casa!

Caso elas continuem aparecendo, é considerável contratar uma empresa para dedetizar e sanitizar sua casa, pois assim, você se verá livre dessas pragas domésticas.

Doenças causadas pelas formigas.

Por se locomoverem com maior facilidade, elas passam por lugares como: fezes, feridas, animais em decomposição, lixos. E assim, carregam vírus, bactérias e fungos, por mais inofensiva que uma formiga pareça ser, ela pode causar doenças, como: gripe, tuberculose, verminose e até lepra. Além de intoxicações alimentares, vômitos e diarreias.

Muitas vezes ignoramos as formigas, mas elas trazem um risco maior que as baratas, pois quando as baratas morrem, as formigas que recolhem os restos. Por isso, é importante uma dedetização para manter sua casa limpa e livre das pragas que prejudicam sua saúde e de sua família.

Saiba qual estação do ano as formigas costumam aparecer.

Você já parou para pensar como os insetos sempre aparecem na época do calor? Nessas épocas as temperaturas mais altas contribuem para o aparecimento de diversas pragas indesejadas que acabam com nosso sossego.

As formigas são insetos que se proliferam nas estações mais quentes, ou seja, no verão, isso ocorre porque o seu ciclo de vida está ligado ao ciclo das plantas. Sendo assim, o calor aumenta o metabolismo dos insetos, fazendo com que elas se reproduzam rapidamente. Além de que, buscam restos de alimentos que deixamos, por isso elas ficam mais expostas ao nosso convívio.

Entenda por que os inseticidas comuns não acabam com as formigas

As formigas são insetos sociais, ou seja, possuem colônias com funções específicas, como as operárias que buscam o alimento e os soldados, que cuidam do ninho.

Sua comunicação é através do olfato, até porque elas possuem cinco narizes e são capazes de encontrarem comida e liberarem feromônios para as demais formigas seguirem o mesmo caminho.

Da mesma forma que conseguem encontrar alimentos com facilidade, também conseguem reconhecer alguma ameaça durante o caminho e ainda liberam um feromônio de alarme para avisar as outras formigas e assim, se esconderem.

Além do mais, os produtos em spray comprados em supermercados agem apenas nos insetos que circulam pela superfície e não chegam as demais formigas e nem em sua colônia.

Como a dedetização ajuda no controle de pragas como as formigas?

As formigas se instalam de forma rápida em diferentes ambientes da sua casa, ocasionando incômodos para quem deseja se livrar dessa praga. Por isso, somente uma dedetização é capaz de aplicar técnicas e medidas necessárias para eliminar as formigas de forma eficiente.

Com produtos de altíssima qualidade, como gel, inseticida líquida ou isca. Mas antes, é necessário que a dedetizadora faça uma análise. A recomendação é que a cada 6 meses realize a dedetização, assim sua casa e sua família ficam protegidas!

O gel é recomendado para ambientes onde existem produtos orgânicos, pois pequenas quantidades do gel podem eliminar toda a colônia, pois as formigas operárias ingerem o produto e levam para seu ninho. Além disso, o gel não interfere no ambiente da sua casa e nem nos alimentos.

As iscas são um método atrativo para as formigas, pois as operárias se alimentam das iscas e não morrem até transmitirem para outros membros da colônia.

Agora que você entendeu sobre como as formigas podem ser prejudiciais a sua saúde, contrate a Folha Dedetizadora para atuar contra essa praga e assim, manter o bem-estar da sua família! Proteja sua casa com quem sabe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *