6 dicas para melhorar o descarte do seu lixo

Para que a proliferação de pragas urbanas possa ser evitada, o saneamento básico exerce um papel mais do que importante, manter a qualidade de vida de toda uma população enquanto evita a transmissão de doenças causadas por insetos que podem ser atraídos para o meio urbano. 

Algumas das principais atribuições do saneamento básico são o tratamento de esgoto e a retirada do lixo produzido pelas casas. O recolhimento de lixo doméstico está relacionado a levá-lo até um aterro sanitário onde será despejado. Mas mesmo com o saneamento básico estando em curso, algumas vizinhanças não conseguem controlar as pragas com tanta facilidade, seja por uma ineficiência do poder público ou por falta de cuidados por parte dos próprios moradores em suas respectivas casas. Seja por motivos de limitação do poder ou imprudência dos populares, o acúmulo de lixo gera grandes problemas como a infestação de insetos que são atraídos por ele. 

O lixo urbano proporciona um ambiente perfeito para abrigo, alimentação e proliferação de insetos que causam doenças e podem resultar em um grave problema de saúde pública. Entre essas conhecidas doenças estão: dengue, leptospirose, peste bubônica, febre tifóide, cólera, tifo, malária e leishmaniose – apenas para citar alguns exemplos. Pode ser esse o resultado de um saneamento básico mal feito, combinado com a falta de vontade da população em remover o lixo produzido todo dia.  

Descarte inadequado 

Um dos grandes problemas enfrentados no meio urbano, que parece não ter uma solução imediata, é o despejo de lixo em locais inadequados para o descarte. Tanto periferias, quanto cidades grandes podem sofrer com situações do tipo, já que materiais de construção abandonados também fazem parte deste lixo despejado em local indevido. Os interiores das casas não ficam de fora dessa, já que objetos deixados largados em quintais, como pneus por exemplo, podem resultar na proliferação do conhecido mosquito da dengue.  

Épocas de maior proliferação 

Em algumas épocas do ano, como é o caso do verão, em que a proliferação de pragas urbanas se torna muito forte, um ambiente livre de lixo acumulado, seja uma casa, um prédio, um condomínio residencial ou uma rua por onde a população e saneamento fazem sua parte, mesmo estas áreas podem não estar livres da proliferação de invasores, tamanha é a quantidade de animais e insetos que procuram por comida e um local para abrigo neste período. Basta uma área nas proximidades oferecer o necessário para a sobrevivência destes visitantes indesejados, que os resultados chegarão mesmo às áreas mais limpas. Portanto, é preciso saber como separar o lixo corretamente, além de evitar deixar pertences em quintais acumulando água e todo o tipo de sujeira.  

Um trabalho desta magnitude não é feito de forma solitária, se faz necessário avisar os vizinhos mais próximos sobre os riscos que eles correm ao acumular lixo. Com todos fazendo sua parte, a situação pode mudar drasticamente, afinal, o lixo é um grande veículo para a atração e infestação, até mesmo a reinfestação de pragas. Entre elas, estão pragas como baratas, ratos, formigas, moscas, lacraias, e outras. 

Deixar de selecionar o lixo por achar a tarefa desagradável e nojenta, pode influenciar para o aparecimento de infestações, que sempre geram grande preocupação, mas elas podem ser evitadas de formas muito simples. Mesmo com o cansaço do dia a dia de trabalho, é preciso descartar o lixo de forma adequada e com certa frequência. Por isso, trazemos algumas dicas práticas e fáceis que serão muito úteis em seu cotidiano, pois além de manter o seu lar em dia com a limpeza, também ajudarão a manter a sua casa livre de pragas.  

  • O lixo de banheiros e cozinhas deve ser removido diariamente 

É crucial remover o lixo de banheiros e cozinhas diariamente, já que estas são as duas áreas mais críticas em questão de acúmulo de lixo seco ou molhado, além de ser a maior concentração de lixo orgânico em qualquer residência. Tenha lixeiras pequenas para esses cômodos, pois será fácil notar quando a lixeira estiver sem espaço, o que facilitará a remoção do lixo diariamente, evitando um grande acúmulo de resíduos. 

  • O lixo precisa ser embalado corretamente 

Também é preciso haver uma preocupação quanto ao descarte do lixo, o que também ajuda a evitar o controle de pragas. Pois animais de rua podem rasgar o saco de lixo caso este esteja ao alcance para que fiquem revirando o lixo à procura de comida. Portanto, tenha certeza de que amarrou bem a boca de cada saco de lixo. No caso de descartar materiais recicláveis em caixas, estas também precisam estar bem fechadas, de preferência com fita adesiva.  

  • Atente-se ao peso do lixo 

Também é preciso ficar atento em relação ao peso do lixo que está sendo descartado, pois quem trabalha com a coleta diária pode acabar, sem querer, rasgando os sacos por conta do peso e espalhando lixo pela rua. Procure comprar sacos de lixo de boa qualidade para que não rasguem com facilidade. 

  • As lixeiras precisam ser fechadas 

Os resíduos que são descartados ao ar livre atraem pragas com facilidade. Para um descarte seguro do lixo, procure investir em lixeiras que possuem tampa. Assim, os resíduos não ficarão expostos, atraindo pragas urbanas. Vale lembrar que o local onde o lixo ficará antes de ser levado à área externa deve estar limpo. 

  • Invista em lixeiras externas altas 

Para dificultar o acesso de animais que procuram comida, invista em lixeiras externas com uma certa altura. Também é importante pensar em lixeiras próprias para a separação de lixo orgânico e reciclável. 

  • Não esqueça de higienizar as lixeiras  

Com certa periodicidade, limpe as lixeiras com produtos como desinfetantes, cloro ou água sanitária, o que evitará a impregnação de odores e removerá possíveis resíduos do lixo que ali estava.  

Se as pragas urbanas já estiverem se proliferando de forma contundente, considere contratar uma empresa dedetizadora. Pois o perigo já começa com o primeiro tipo de inseto que aparece, mesmo que seja inofensivo, já que ele pode atrair animais perigosos e venenosos para dentro da sua casa. Para evitar que algo do tipo aconteça e que você corra algum risco, a melhor forma de se livrar das pragas é contratar uma empresa especializada no serviço de dedetização. 

Conte com a Folha Dedetizadora  

Para proteger a sua residência das pragas, basta entrar em contato com a Folha Dedetizadora, garantimos a prevenção e eliminação dos invasores.  

Todos os nossos produtos são autorizados e registrados no Ministério da Saúde, além de licenciados pela ANVISA. Oferecemos serviços de dedetização contra baratas, formigas, moscas, mosquitos, pulgas, carrapatos, lacraias, aranhas, traças, piolho de pombo, entre outros. 

Entre em contato e peça o seu orçamento:
(61) 33891411
(61) 98575968

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *