Baratas: saiba como eliminar definitivamente!

#baratas #dedetização #folhadedetizadora #infestaçãodebaratas #oqueatraiasbaratas #comoselivrardebaratas #eliminarbaratas

As baratas são uma praga urbana que oferecem riscos à saúde humana. Uma das melhores formas de garantir que elas fiquem longe é por meio da dedetização de baratas regularmente.

As baratas são atraídas pelo que chamamos de 4 A’s, Abrigo, Alimento, Acesso e Água. As baratas transmitem doenças e podem causar reações alérgicas. Saber como e porque elas estão entrando no ambiente é importante para a promoção da saúde.

Por isso é tão importante manter a sua casa e o seu local de trabalho limpos e livres desse tipo de praga.

Entenda porquê as baratas são prejudiciais a sua saúde.

A presença de baratas em residências ou estabelecimentos comerciais não só causam repulsa e pavor em algumas pessoas, mas, também, indica que algo está em desequilíbrio no ambiente, pois são resistentes e se adaptam com facilidade.

As baratas, em si, não causam doenças, mas carregam e transmitem milhares de bactérias e agentes infecciosos que podem causar diarreia e desidratação aos humanos. Essa contaminação ocorre quando elas passam sobre os alimentos e despejam os microrganismos, assim, quando consumidos, fazem mal à saúde. A seguir listamos como as baratas podem prejudicar sua saúde e da sua família.

1 – Contaminação de alimentos: as baratas podem se alimentar de tudo, ou seja, desde plantas mortas a fios de cabelos. O que nos faz compreender que nos lugares que elas passam, podem carregar milhares de bactérias e transmitir para o que comemos.

2 – Transmissão de bactérias causadoras de doenças: por se instalarem em lugares que não conseguimos alcançar, como o ralo de um banheiro ou uma caixa de esgoto, elas carregam consigo diversas doenças: febre tifoide, pneumonia, problemas digestivos, hepatite A.

3 – Mordida de barata: apesar de quase não acontecer, elas podem mordiscar unhas e dedos dos pés, causando feridas e sendo prejudicial a saúde da sua pele.

4 – Alergias: sua secreção e corpo contém centenas de alérgenos (substâncias que induzem reações alérgicas) que podem provocar espirros, formigamentos no corpo.

5 – Asma: as baratas são grandes inimigas de pessoas asmáticas, isso porque carregam em seu corpo substâncias que provocam alergias e com isso, a incidência de crises de asma podem aumentar.

Por isso, é necessária uma empresa qualificada para resolver com segurança, pois não são quaisquer produtos que podem ser utilizados. Quando utilizamos produtos eficientes com profissionais que sabem lidar com esse tipo de praga, as baratas podem ser eliminadas definitivamente.

Por que as baratas aparecem mais no verão e à noite?

Geralmente todas as pragas urbanas aumentam em épocas mais quentes, seja escorpiões, mosquitos ou moscas. Isso acontece porque as temperaturas altas facilitam sua reprodução, ou seja, o metabolismo das baratas fica mais acelerado e assim, fazem com que cheguem à maturidade sexual rapidamente. E também, durante à noite elas buscam parceiros para reproduzirem, já que possuem hábitos noturnos, pois durante o dia ficam escondidas.

O ideal é eliminar acesso, abrigo, água e alimento presentes no ambiente, com boas práticas de limpeza e cuidados com o descarte inadequados dos alimentos. Entretanto, quando os hábitos de limpeza da rotina da casa não são suficientes para controlar, já pode ser considerado uma infestação, por isso, é importante contratar uma empresa qualificada e certificada pela ANVISA para assegurar que essa praga fique longe da sua residência.

dedetização de baratas no verão, ou em qualquer época do ano, é o procedimento mais eficiente para acabar com a praga. As equipes profissionais utilizam domissanitários autorizados pela Anvisa. São produtos que eliminam focos de infestação e criam uma barreira protetora no ambiente.

Dessa forma, além da ação curativa, o serviço tem caráter preventivo. Ao renová-lo pelo menos a cada três meses, você garante a imunização do perímetro, impedindo que novos seres causem transtornos.

Dicas para evitar que as baratas apareçam em sua casa!

Para evitar que as baratas “morem” na sua casa, é considerável manter o ambiente limpo e organizados constantemente, pois as baratas são se reproduzem com facilidade em locais limpos.

Por isso, algumas dicas podem ajudar para que elas não frequentem sua casa:

– Manter a casa sempre limpa;

– Alimentos devem ser sempre bem armazenados;

– Nunca deixar lixeiras cheias, é necessário esvaziar com frequência e também limpar o ambiente no qual a lixeira se encontra;

– Não deixar a louça suja com restos de comida na pia por muito tempo;

– Passar desinfetante no chão, pois as baratas costumam evitar cheiros fortes;

– Ralos devem ser tampados e também as frestas e vãos nas portas.

Você sabe como identificar uma infestação de baratas?

Uma infestação de baratas dentro de casa pode resultar em infecção, alergia ou até transmissão de doenças através do contato com as fezes, peles, saliva, urina ou até pelo ar, se for uma infestação em estado avançado.

E esses insetos ainda possuem alta capacidade de proliferação e um ciclo de vida bem curto, o que torna essencial que sua infestação seja identificada o mais rápido possível, para não se tornar um problema sério.

Algumas maneiras de reconhecer infestações de baratas são:

– Fezes: que são como pequenos grãos pretos, parecidas com grãos de pimenta preta. Variam do preto ao marrom. Geralmente escondidas em balcões ou gavetas de cozinhas, rodapés ou piso.

– Restos de pele: pois as baratas trocam de pele diversas vezes enquanto estão virando adultas. Podem ser encontrados também próximos as fontes de alimento. São identificados geralmente ao longo de rodapés, dentro e embaixo de móveis da cozinha.

– Odor desagradável: Se houver um grande número de baratas em um cômodo, você conseguirá perceber um odor desagradável vindo de algum local escondido, quente e úmido. O cheiro é parecido com o cheiro de mofo, um cheiro azedo e enjoativo.

– Manchas de gordura: Inspecione paredes e sempre próximos a rodapés. São irregulares e de cor castanha. Baratas deixam estes rastros de gordura se estiverem em um ambiente com muita umidade disponível.

Elimine de vez as baratas da sua vida!

Algumas ações são fundamentais para que o objetivo de controlar baratas em um ambiente seja atingido.


Inicialmente deverá ser realizada uma inspeção técnica, seguida de um planejamento em que serão traçadas as melhores e mais adequadas técnicas para o controle e após a implantação delas. O monitoramento irá validar a funcionalidade dos métodos e resultados obtidos.


As visitas programadas devem ocorrer minimamente mensal para que a qualidade seja garantida.


É de suma importância salientar que o real controle dificilmente ocorrerá apenas com uso de produtos químicos e/ou com visitas que ocorram com intervalos de longos períodos de tempo.


É importantíssimo se atentar para a limpeza, principalmente embaixo de chapas, armários, bancadas, pias, dentre outros. Também é de suma importância rejuntar/vedar frestas e buracos, por menores que sejam, pois são excelentes abrigos para esta espécie de barata.


Não esqueçam que o controle de pragas é fundamental para minimizar a incidência de várias doenças causadas por estes animais!

Folha Dedetizadora: uma empresa que leva a sério a eliminação de pragas! Prezamos pela sua satisfação e bem-estar da sua família! Conte com nossos profissionais qualificados para acabar de vez com as baratas e outras pragas com segurança e eficiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *