Aranhas: conheça as três espécies mais comuns no Brasil

As aranhas são alguns dos animais mais temidos em todas as casas! Esses artrópodes, que pertencem à Classe Arachnida e à Ordem Araneae, são parentes do escorpião, dos carrapatos e até mesmo dos ácaros. Existem diversas espécies de aranhas espalhadas pelo mundo, já vimos diversas ao longo de nossas vidas, seja em casa ou na natureza. 

Em todo o planeta, existem 40 mil espécies de aranhas, já em nosso país, são mais de 12 mil espécies. Neste artigo, vamos elucidar sobre as três espécies mais comuns em todo o Brasil e como se livrar delas. 

Diferente do que alguns pensam, a aranha não é um inseto, trata-se de um animal que possui quatro pares de pernas, tendo apêndices, quelíceras e fiandeiras.  

O ciclo de vida das aranhas  

As aranhas possuem um ciclo de vida que funciona a partir do momento em que acasalam. A aranha fêmea guarda os ovos em uma bolsa de fios de seda chamada ovissaco. Quando a aranha coloca os ovos, mais de 1000 filhotes são liberados geralmente, em seguida, a mãe cuida dos filhotes até a abertura dos ovos.  

Tipos de aranha mais comuns no Brasil 

Algumas aranhas são mais comuns do que outras em nosso país, por conta disso, vamos lhe ajudar a identificar os três tipos mais comuns de aranhas no Brasil. 

Aranha armadeira 

Pertencente à espécie Phoneutria nigriventer, essa aranha é conhecida por ser uma aranha tóxica e agressiva! Sua cor é marrom avermelhado e possui patas que podem medir de 13 a 15cm, com um corpo que varia entre 1,7 e 4,8cm. Possui veneno com efeito neurotóxico considerado muito forte, podendo resultar em salivação, náuseas, diminuição da pressão sanguínea e vômitos.  

Alimentação  

A aranha armadeira se alimenta de pequenos insetos como grilos, mosquitos, moscas, mosquitos, grilos e alguns artrópodes como borboletas, besouros, entre outros. 

Riscos 

Causando mais acidentes do que qualquer outra espécie no Brasil, nitidamente esta é a aranha mais perigosa que podemos encontrar em nossas casas, jardins ou plantações. 

Viúva-negra-americana 

A viúva negra é mundialmente conhecida por se alimentar do macho logo depois do acasalamento. Ela possui 3cm de pernas e 1cm de comprimento em seu corpo. 

Quando é encontrada em residências, geralmente está em locais escuros e que, ainda assim, possuem ar fresco. Também são encontradas em jardins e gramados, e dificilmente mudam de lugar, se tratando de animais sedentários.  

Alimentação 

A viúva negra possui uma alimentação que inclui pequenos insetos voadores, sendo a maioria, insetos que pousam para se alimentar do macho que está morto na teia. 

Riscos 

Como já foi dito, são animais que não se movimentam muito, geralmente os acidentes acontecem quando alguma pessoa desavisada coloca o corpo perto de uma viúva negra. Para se ver livre desse animal, é preciso manter jardins e quintais livres de acúmulo de lixo.  

Aranha de Jardim 

Pertencente à espécie Lycosa erythrognatha, também são conhecidas como aranha-de-grama ou aranha-lobo. Seu método de defesa é muito parecido com o da aranha armadeira, que é o de levantar as patas quando se sentem intimidadas.  

No abdômen, possuem um desenho de seta, o que facilita sua identificação. Possuem cor marrom-clara, embora esta possa variar para uma cor acinzentada, suas pernas tem 2cm e seu corpo, apenas 3cm. 

Alimentação 

Sua alimentação consiste apenas em insetos, especialmente baratas de diferentes espécies. 

Riscos 

Com o crescimento das cidades, a aranha de jardim se viu obrigada a ocupar espaços urbanos, ficando especialmente em gramados, pastos, entulhos e até mesmo em residências, causando acidentes nesses locais, mas nem sempre a vítima precisa de tratamentos, em alguns casos, apenas remédios para controlar a dor.  

Evitando a presença de aranhas 

Evitar a presença de outros insetos é essencial para que as aranhas fiquem longe, assim, elas não terão um local atrativo para se alimentar ou acasalar, em caso de outras aranhas. Mas em geral, é a escassez de alimentos que evita a presença de aranhas dessas e de outras espécies em sua residência, empresa, jardim ou plantação de alimentos. 

Objetos antigos, roupas e caixas que estão guardadas por muito tempo também precisam ser vistoriados e limpos de vez em quando para evitar que as aranhas encontrem um lar nesses locais, que geralmente são poucos frequentados na residência. 

Entrando em contato com uma empresa especializada 

Para se ver livre das aranhas e de qualquer outra praga urbana durante todas as estações do ano, é preciso contar com o trabalho de um empresa de dedetização com profissionais especializados e que possuem os componentes químicos menos nocivos à saúde humana, para restaurar o bem-estar do seu espaço, eliminando as pragas urbanas que tanto afetam o seu dia a dia, levando risco até mesmo para a sua saúde.  

Contratar o serviço de uma dedetizadora especializada é mais do que essencial para se ver livre desses visitantes não desejados. Profissionais que de fato são aptos para realizar a aplicação de produtos que não causam problemas à sua família, apenas aos insetos e animais presentes, é em muitos casos a única solução. 

Para se livrar desses visitantes indesejáveis, é preciso entrar em contato com uma empresa que realmente possui expertise necessária para eliminar pragas urbanas em ambientes residenciais ou em estabelecimentos. 

Conte com a Folha Dedetizadora  

Se a utilização do básico inseticida que todos encontram no supermercado não está mais resolvendo a sua situação, a Folha Dedetizadora tem a solução para o seu problema com baratas, independentemente da espécie. Também oferecemos serviços de dedetização contra formigas, moscas, mosquitos, pulgas, carrapatos, lacraias, aranhas, traças, piolho de pombo, entre outras pragas.  

Para não ter aquele desegradável encontro com pragas em seu ambiente, basta entrar em contato com a Folha Dedetizadora para ter a prevenção e eliminação de invasores. Todos os nossos produtos são autorizados e registrados no Ministério da Saúde, além de licenciados pela ANVISA. Oferecemos serviços de dedetização contra todas as pragas citadas neste artigo, bem como formigas, mosquitos, pulgas, carrapatos, lacraias, aranhas, traças, piolho de pombo, entre outros. 

Entre em contato e peça o seu orçamento: 

(61) 33891411  

(61) 98575-9685 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *