Ações preventivas e perigos sobre baratas

Muito comuns em qualquer casa e com uma boa sazonalidade, elas simplesmente aparecem, do dia para noite em nossas casas. Na maioria das vezes, relacionadas com lixo e restos de alimentos, que são comidas fáceis para elas, as baratas são uma praga muito mais séria do que se imagina.  

Neste artigo iremos comentar sobre os reais riscos que esses animais podem trazer à nossa saúde e como podemos lidar com o aparecimento delas em nossas casas, de forma segura e efetiva. 

As baratas são presenças desagradáveis em qualquer ambiente, sendo uma grande preocupação o seu aparecimento, principalmente pela questão das doenças.  

Muito relacionadas com o lixo e restos de alimentos, elas sempre aparecem em busca de comida e costumam se alojar em pequenos buracos, móveis, lugares escuros, úmidos e que tenham oferta fácil de detritos dos quais elas se alimentam, e são esses pontos que devemos prestar atenção na hora de pensar no seu correto extermínio e segurança de todos. 

Talvez a questão mais latente e de maior conhecimento geral acerca das baratas é a transmissão de sujeira, detritos e bactérias nocivas em suas patas. Por andarem em todos os lugares, levando de lá para cá o seu contato com animais mortos, fezes e todo o tipo de sujeira possível, esse é o principal alvo de preocupação e cuidado que deve-se tomar quando se trata desses terríveis animais. 

O que deve se ter atenção neste caso é principalmente a cozinha e áreas que estão relacionadas com o manuseio de alimentos. Nestes locais, a propensão de ter contato com bactérias perigosas é mais alta, sendo ideal o cuidado nos sentido de proteger superfícies e fazer a limpeza constante, enquanto não se efetiva a dedetização. 

A ação mais rápida possível está relacionada com a contenção mais rápida da proliferação desse animal, por isso, o ideal é sempre buscar uma empresa especializada que poderá manusear de forma correta produtos químicos, além de ter o controle de toda a área, cuidando de ralos e locais que os animais podem surgir e se proliferar.  

A observação desses ambientes, de onde elas vêm e como se alojam é ideal para entender de que forma o extermínio pode ser efetivo, isto é, atentar-se a ralos, cantos de paredes, armários, empilhamento de objetos, lixos dentre outros que criam locais e ninhos perfeitos para elas. 

A limpeza é uma das chaves para solucionar o problema. E não, não basta uma limpeza uma vez ao mês ou eventualmente. Ela deve ser constante, com uma regularidade se possível semanal, principalmente se o ambiente estiver relacionado com comida ou receber restos de alimentos. 

As baratas podem transmitir diversas doenças, e que estão relacionadas principalmente com lixo e esgotos. Neste sentido, o ideal é ter uma organização que irá mitigar a presença e proliferação delas. 

Evite o manuseio incorreto de alimentos em locais que não serão limpos após essas atividades, essa questão está diretamente relacionada com as baratas. 

Os alimentos de animais como cães e gatos ficam expostos ao chão e dependendo do conteúdo, também são alvo fácil das baratas. Neste sentido, busque proteger os alimentos e oferecer aos animais em momentos específicos, além de manter as tigelas sempre limpas. 

O cuidado com as crianças é primordial neste sentido. Elas também são propensas e mais vulneráveis assim como os animais, principalmente por serem incapazes de distinguir sujeira e detritos que podem ser perigosos para a nossa saúde, levando-os a boca com mais frequência e sendo passíveis a contrair doenças graves.  

Em caso de contato com alimentos e superfícies que têm o conhecimento de terem sido infectadas, a busca de ajuda médica é de primeira importância. Sintomas como febre, vômitos e diarreia são os mais comuns quando se trata de doenças, neste caso, sempre dê atenção a esse tipo de sintoma, sem descartar a possibilidade de ser alguma doença grave.  

A limpeza é a palavra-chave que no controle de pragas, sejam elas baratas ou outras. Locais próximos ao esgoto ou caixas de gorduras devem ser cuidados com a limpeza correta que poderá mitigar o aparecimento de qualquer praga. 

O correto uso de substâncias químicas que estão relacionadas com o controle desse tipo de praga deve ser feito por empresas ou profissionais certificados pois muitas vezes apresentam perigos a saúde, além de existirem os corretos produtos para tal finalidade. Uma vez que produtos incorretos são usdos, problemas como o aparecimento de novas pragas ou mesmo baratas com mais intensidade podem ocorrer. A informação correta é sempre muito importante para compreender a agir diante dessa situação. 

É importante lembrar que o contágio sempre fica mais fácil por regiões como boca e a pele, neste caso, há a necessidade de atentar-se não só a áreas externas ou grandes, mas também interior de armários, juntamente com o que está contido nele, o que torna uma ameaça quando há o uso desses objetos infectados e que algumas vezes podem servir de ninhos e locais de proliferação desses animais tão inconvenientes. Busque não acumular grandes quantidades de objetos e principalmente, que estejam bagunçados ou empilhados, o que estimula e incentiva a proliferação das baratas. 

A nossa saúde depende da limpeza, organização e distância desse tipo de animal, principalmente por seus hábitos distantes de higiene, como comentados acima.  

O ideal é ao menor sinal de identificação que a sua casa está infectado por esse tipo de praga, procurar ajuda e principalmente buscar proteger animais e crianças, com os seus objetos. Profissionais qualificados são capazes de usar produtos e sustâncias que podem resolver o problema, exterminando com facilidade esse tipo de praga. Ainda, é ideal priorizar o descarte de qualquer objeto que souber do contato com esse tipo de animal, em último caso, ou a limpeza adequada, usando produtos antissépticos que podem garantir a segurança do uso daquele objeto em situação posterior, garantindo a proteção e cuidado necessário. 

A Folha Dedetizadora é uma empresa especializada no combate de pragas como as baratas, que com frequência afetam as casas e a vida das pessoas. Somos preparados para agir com segurança. Conte conosco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *