As baratas são, talvez, os insetos que mais incomodam, além de serem uma das pragas urbanas mais comuns no Brasil e no resto do mundo. Existem cerca de 5 mil espécies de baratas em todo o planeta, mas apenas 1% desse total vivem nas cidades, ou seja, não vimos nem metade das baratas existentes.
Elas são seres de reprodução rápida e se multiplicam quando o ser humano menos espera, o que sempre resulta em uma desagradável surpresa, sejam as baratas grandes ou pequenas. Sem falar que elas frequentam locais muito sujos, como os esgotos, e podem gerar infecções para os que têm contato direto.
As baratas já estão tão presentes em nossas vidas, que até deixamos de questionar a melhor forma de evitar que elas surjam, simplesmente sabemos que elas aparecerão em algum momento em nossas casas, estabelecimentos ou galpões. Nesse artigo, vamos explicar o porquê é tão difícil se livrar das baratas e qual a melhor forma de eliminá-las do seu ambiente, seja lá qual for.
As espécies de baratas
Espécies desse inseto não faltam ao redor do mundo! Mas existem dois tipos que merecem atenção, especialmente se você vive na zona urbana. A conhecida “francesinha” (Blatella germanica) é uma barata pequena que se tornou muito comum em cozinhas e outros locais com comida. Já a espécie americana (Periplaneta americana), é a mais perigosa para quem mora em cidades, já que elas vivem em esgotos e podem transmitir doenças. Veja a seguir porque é tão complicado se ver livre destas duas espécies.
As baratas estão há mais de 300 milhões de anos na Terra
O fóssil mais antigo do mundo de uma barata tem aproximadamente 320 milhões de anos. Elas são tão resistentes às mudanças, que estão na Terra mesmo antes dos dinossauros, que apareceram 225 anos depois. Mas isso não significa que elas tenham evoluído muito, muito pelo contrário, o corpo das baratas passou por poucas mudanças durante esses milhões de anos.
As únicas mudanças registradas estão nos espinhos das pernas e nas nervuras das asas, o motivo para isso pode estar em suas estruturas vitais no tórax e no fato delas respirarem por orifícios nas laterais do corpo. Assim, elas conseguem se manter vivas mesmo se literalmente perderem a cabeça.
Baratas conseguem viver sem alimento
Sem comida? Sem problema! A escassez de comida não as afeta, especialmente no caso da barata-americana, que consegue sobreviver até 90 dias sem alimento e até 40 dias sem uma única gota d’água.
Trata-se da espécie mais resistente de baratas! Elas são comuns em todo o mundo e, para piorar, são as maiores. Acredita-se que tenham chegado aqui vindo da África em navios negreiros.
Baratas não tem preferência alimentar
Imagine algo que você jamais comeria. Pois saiba que as baratas fariam a festa! As baratas comem, absolutamente, qualquer coisa, não importa o que seja. Mais um motivo para elas se manterem vivas por tanto tempo. Restos de alimentos, lixo, excrementos humanos, cadáveres e tudo que há de mais horrível não é um problema para essa praga urbana.
Baratas são rápidas e sabem como se esconder
As baratas sabem o que fazer quando o perigo está por perto e, especialmente as baratas pequenas, conseguem se esconder até mesmo em frestas na cerâmica. Isso acontece porque seus espinhos traseiros captam deslocamentos de ar, o que as fazem perceber quando algo se aproxima delas. Ao mesmo tempo, as células sensíveis à luz ajudam a identificar áreas mais seguras e que não tenham nenhum tipo de iluminação.
Baratas reproduzem mais no verão
Assim como outros insetos, as baratas se proliferam com mais facilidade em períodos mais quentes, como é o caso do verão. Isso acontece porque a onda de calor acelera o metabolismo das baratas, o que faz com que elas cheguem à fase adulta com mais rapidez e estejam prontas para reproduzir.
O verão também proporciona as condições ideais para a sobrevivência das baratas cascudas. Se a temperatura estiver acima de 25ºC, já é o começo de uma vida plena para essa espécie, agora, basta apenas que a umidade relativa do ar esteja acima dos 50% e pronto! O clima estará perfeito para elas.
Baratas vão se tornando resistentes aos inseticidas
De acordo com cientistas da Universidade de Purdue (EUA), as baratas conhecidas como “francesinhas” têm desenvolvido resistência aos inseticidas de supermercado. Essa genética é passada para os filhotes, logo, as gerações seguintes passam também a ter maior resistência aos inseticidas e a infestar o espaço de forma mais proeminente. Isso significa que, se você acabar com baratas usando venenos comuns, a geração seguinte será de extrema força contra essas substâncias.
Saiba como se prevenir
- Realmente não é nada fácil acabar com as baratas, isso se você estiver tentando livrar o seu espaço dessas visitantes indesejáveis por conta própria. É mais fácil prevenir, do que exterminar as baratas sozinho. Então, aí vão algumas dicas:
- Faça faxina com frequência, especialmente em locais como cozinha, despensa e atrás de móveis sempre que puder;
- Mantenha ralos e bueiros bem tampados;
- Deixe as janelas sempre protegidas com telas para impedir o acesso dos insetos;
- Procure rachaduras nas paredes, caso encontre, vede o mais rápido possível;
- Armazene os alimentos em potes fechados;
- Observe compras de supermercado para ter certeza de que nenhuma barata veio junto nas sacolas;
- Deposite o lixo latas com tampa, pois o que está sendo despejado pode servir de alimento para as baratas e outros insetos.
Contrate profissionais para acabarem com as baratas
Não existe uma forma mais eficaz para exterminar as baratas como a dedetização! Entrar em contato com profissionais que utilizam produtos seguros para todos na casa ou empresa, e que possuem a especialização para tratar deste tipo de caso é, sem dúvida, a melhor opção. As substâncias utilizadas criam uma barreira protetora no local e mantém longe qualquer possível nova invasora.
Fale com a Folha Dedetizadora
Entrando em contato com a Folha Dedetizadora, você tem à sua disposição o serviço que irá deixar o seu espaço livre de baratas. Nossos colaboradores são treinados para atuar no controle de pragas urbanas, higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água, sempre respeitando o meio ambiente e a saúde dos nossos clientes e colaboradores, utilizando apenas produtos autorizados e registrados no Ministério da Saúde e licenciados pela ANVISA.
Entre em contato:
(61) 33891411
(61) 98575-9685