Os produtos químicos estão presentes nas substâncias que são usadas para fins de dedetização, o que dá o nome à pratica de usar químicos contra pragas, são eles os DDTs.
Mas sendo tão poderoso contra pragas que atingem as nossas casas, qual são os riscos que estes apresentam à nossa saúde? Neste artigo explicaremos tudo sobre o assunto para que você entenda quais são os cuidados necessários a serem tomados e medidas preventivas para a garantia de sua saúde, quando a sua casa estiver passando pelo processo de dedetização.
Nós sempre tomamos medidas preventivas no desempenho de nossas atividades, bem como orientar nossos funcionários e clientes como preservar à saúde no menor contato aos produtos químicos que são usados no processo de dedetização.
Por entendermos a importância desse tipo de prevenção, sabemos que a informação, ou seja, saber com o que se está mexendo e sobretudo, como se proteger diante dos agentes químicos e a chave para garantir a saúde mesmo estando diretamente ligado no processo da dedetização.
Para entender melhor do que se trata, saiba como os DDTs podem afetar a nossa saúde e como podemos prevenir e mitigar os riscos:
Em primeiro lugar, estão destacados os problemas respiratórios. Esse tipo de agente está diretamente relacionado com o comprometimento das vias aéreas, por conter materiais pesados e propiciar a intoxicação. O cuidado deve ser redobrado no uso de máscaras de proteção, de preferência com filtros é uma excelente solução para proteger as vias respiratórias. No caso de estar em um ambiente exposto a esse tipo de material, e ter o sem preparo quanto aos corretos EPIs necessários, é recomendado o uso de algum tipo de proteção, isto é, barreira física para a boca e o nariz, principalmente. Não deixar que o produto entre em contato com as mucosas dessa região é ideal para que não haja uma intoxicação que cause problemas respiratórios.
A área dos olhos em um geral também é muito sensível no desempenho de diversas atividades, principalmente quando se trata de contato com produtos químicos. O uso de óculos de proteção, neste sentido, é de uso obrigatório, tanto para quem faz a aplicação do produto, como para as pessoas de que alguma forma têm contato com a área em que o produto está fazendo efeito. Os olhos também são áreas onde produtos nocivos podem entrar pelo corpo, então é muito importante estar atento à proteção dessa região.
Outro ponto que deve ser um objeto de atenção às pessoas que de alguma forma manuseiam ou estão próximos aos produtos químicos é a pele e principalmente feridas. O contato com essas, na região da pele também influencia na absorção do corpo dos produtos nocivos à saúde e a proteção da pele é fundamental para o cuidado e saúde. Além disso, feridas abertas e machucados podem ser ainda mais perigosos de não serem protegidos diante de diversas situações, sobretudo do contato com os produtos químicos.
Além dos cuidados que devemos pensar para a nossa saúde, os produtos químicos também devem ser alvo de cuidado e proteção de animais que convivem em nossos ambientes domésticos. Eles também são afetados pelo contato com esse tipo de substância e desenvolvem doenças que muitas vezes podem ser letais. A segurança deles se torna ainda mais latente, por terem contato direto com o chão e o alimento ser menos reservado do que o nosso, por exemplo. Outro ponto de atenção é a transmissão de possíveis doenças que venham a afetar os animais serem transmitidas para nós, que convivemos com eles. Neste sentido, a proteção dos animais para a garantia da saúde e bem-estar deles, e por consequência de todos aqueles que convivem em um mesmo ambiente, é fundamental quando se fala de produtos químicos tóxicos.
Além dessas questões, outras medidas de prevenção e precaução podem ser tomadas no próprio ambiente, como a correta limpeza de áreas de maior acesso e áreas de menor acesso também. É sempre importante lembrar de acessar todas elas, pois os produtos químicos tóxicos podem facilmente se alojar e instalar nessas regiões, deixando resquícios que podem entrar em contato com a pele, alimentos e diversas partes do corpo.
É sempre importante lembrar que uma dedetização requer uma preparação do ambiente, isto é, o cuidado com usar materiais de proteção em móveis ou estruturas que não podem ser deslocadas ou lavadas com água corrente depois, além da proteção de espaços pequenos onde produtos químicos podem se alojar em seus resquícios, sendo altamente perigoso em uma outra ocasião.
E ainda, diante de todos esses cuidados, se você tiver contato com esse tipo de produto o mais recomendado é procurar ajuda médica imediata, onde poderá ser administrado medicamentos e medidas preventivas para que os efeitos desse tipo de produto não possam ser prejudiciais. Ainda, no caso deles atingirem partes internas do corpo o tratamento e acompanhamento médico é o único efetivo na prevenção e controle de sintomas e efeitos.
Vale lembrar que os produtos químicos são mais perigosos ainda na presença de crianças. Elas não têm a mesma distinção de um adulto diante de um perigo, e por ser de sua natureza o contato com a boca no que é desconhecido, tornam-se muito vulneráveis, assim como os animais a serem intoxicadas e afetadas de formas severa com esse tipo de contato. A atenção de dispersar as crianças no manuseio, além de tirar do alcance delas qualquer tipo de produto químico é de primeira importância para manter a segurança.
A principal questão quando se trata do assunto é manter o cuidado e atenção diante das situações que houver uma dedetização ou o manuseio desse tipo de produto. Dessa forma, é mais fácil manter a saúde e segurança de todos, diante do tipo de ameaça que o contato com essas substâncias oferece.
A Folha Dedetizadora é uma empresa certificada e experiente no mercado de dedetização e coloca em prática, além de orientar todas as dicas que foram comentadas ao longo desse artigo. Nosso atendimento e atuação é muito seguro, garantindo a saúde e bem-estar dos nossos clientes e o controle e extermínio de pragas. Conte conosco!