As formigas são uma praga comum no Brasil, por aqui, tanto a infestação de formigas, como a re-infestação podem ser comuns – especialmente nas épocas mais quentes do ano. As formigas são capazes de entrar em qualquer espaço e rapidamente tomar conta da sua casa. Quando um exército de formigas invade a sua residência, você precisa dos serviços profissionais de controle de pragas de uma empresa especializada.
Neste artigo, iremos descrever as várias razões pelas quais você deve contar com a ajuda de um profissional de controle de pragas para lhe ajudar a solucionar o seu problema de formigas.
De onde as formigas vieram
As formigas apareceram pela primeira vez na Terra entre 140 e 168 milhões de anos atrás, durante o período Jurássico — uma época em que os dinossauros vagavam pelo planeta. As formigas eram escassas em comparação com outros insetos, até que as plantas com flores começaram a florescer e produzir flores e frutos cerca de 100 milhões de anos atrás.
As plantas com flores forneceram muitas novas fontes de alimento e habitats para as formigas e seus parentes próximos (vespas e abelhas). Ao longo do tempo, diferentes espécies de formigas evoluíram para preencher diferentes nichos ecológicos. Algumas se enterraram no chão da floresta, enquanto outras habitaram na serapilheira e outras ainda fizeram seus ninhos nas copas das árvores. Alguns pegavam frutas, folhas e sementes de plantas, enquanto outros atacavam pragas que se alimentavam dessas plantas com flores.
Durante a época em que as formigas começaram a se diversificar, os continentes da Terra foram agrupados em dois “supercontinentes” — Eurásia e Gondwana. Com o tempo, esses dois supercontinentes começaram a se separar e se dividir nos continentes que conhecemos hoje.
À medida que se deslocavam, esses continentes experimentaram mudanças climáticas com base em seus locais de migração no globo e eventos geológicos, como formação de montanhas e atividade vulcânica. Espécies de plantas e animais que vivem nesses continentes em movimento se adaptaram às mudanças ou acabaram se extinguindo, como é o caso das formigas.
A dieta das formigas
A dieta da formiga varia entre as espécies, mas a maioria come folhas, sementes, pequenos insetos e néctar. As formigas carregam comida de volta para o ninho e são capazes de carregar mais de 10 vezes o seu peso. As formigas usam seus sentidos aguçados para se comunicar com os membros da colônia.
O motivo pelo qual você tem um problema com formigas
Depois de ver formigas em sua casa, é provável que elas continuem voltando, a menos que você destrua o formigueiro. Sua casa representa comida e água para essas visitantes indesejadas.
Livrar-se das formigas nem sempre é um processo simples. É preciso saber com que espécie de formiga você está lidando. As formigas carpinteiras podem ser confundidas com cupins. Ambos gostam de fazer ninhos na mata, mas é preciso uma abordagem diferente para exterminar a colônia.
Essas minúsculas formigas pretas procuram fontes de água e comida, mas raramente fazem ninhos dentro de casa.
As formigas que você vê são as que saem do formigueiro. A rainha é quem põe os ovos. Ela nunca sai do ninho. Se você tratar apenas as formigas que vê, nunca tratará a fonte. Não pulverize as formigas que você vê, mas siga-as de volta à colônia. Estas formigas operárias são a sua entrada para conseguir a rainha.
Use as formigas operárias para levar a isca de volta para a colônia. Você pode estar com vontade de limpar a trilha de formigas, mas não faça isso. Use a trilha para levar as formigas até sua isca. Limpe quaisquer outras fontes de alimento que as formigas possam ter. As operárias levam a isca de volta para a colônia que então elimina a rainha.
Inseticidas de supermercado não vão funcionar
As formigas não podem ser derrotadas por inseticidas ou remédios comprados em supermercados. Em primeiro lugar, a pulverização de formigas é uma maneira relativamente ineficaz de lidar com elas: na maioria dos casos, enquanto a rainha sobreviver no subsolo, a infestação de formigas está longe de acabar.
Pesticidas não conseguem ir tão fundo em túneis de formigas. Mesmo que todas as formigas na superfície de sua casa sejam mortas, um novo grupo surgirá das profundezas das tocas de formigas para re-infestar a sua casa, iniciando todo o problema novamente.
Você precisa de uma estratégia completa
Profissionais especializados podem ajudá-lo a criar uma estratégia assertiva em sua guerra contra as formigas invasoras. Primeiro, o profissional irá lhe ajudar a descobrir como impedir que as formigas tenham acesso à água e comida – as duas coisas principais que elas procuram em sua casa.
Em segundo lugar, é desenvolvida uma solução que funcione para sua casa na tentativa de matar a rainha. Em muitos casos, isso envolve um veneno alimentar de ação lenta que as formigas carregam de volta para a rainha nas profundezas das tocas, mas a matam depois que ela o come. Sem rainha, sem formigas.
Por fim, você precisa bloquear caminhos óbvios de formigas em sua casa, evitando que uma nova rainha e mais formigas voltem para mais em diferentes estações do ano.
Entrando em contato com uma dedetizadora
Entrar em contato com uma dedetizadora é algo que não precisa ser feito apenas quando a praga aparece, evitar o problema é de grande importância levando em consideração os perigos que as pragas oferecem para a sua família.
A prevenção é com toda a certeza o melhor a se fazer, para que você e sua família evitem quaisquer problemas envolvendo esses visitantes indesejáveis.
Conte com a Folha Dedetizadora
Para proteger você e a sua família, impedindo que o seu ambiente sofra com pragas, basta entrar em contato com a Folha Dedetizadora para garantir a prevenção ou eliminação de invasores. Todos os nossos produtos são autorizados e registrados no Ministério da Saúde, além de licenciados pela ANVISA. Também oferecemos serviços de dedetização contra formigas, mosquitos, pulgas, carrapatos, lacraias, aranhas, traças, piolho de pombo, entre outros.
Entre em contato e peça o seu orçamento:
(61) 33891411
(61) 98575-9685