Tudo o que você precisa saber sobre dedetização comercial

A dedetização é uma ação muito importante para ter o controle das pragas em qualquer ambiente. Quando se trata de um ambiente de uma empresa, essa preocupação se faz presente para manter a saúde de todos que circulam e permanecem por longos períodos no local.

Chamada de dedetização comercial, a ação é regulada através de normas do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho, e devem ser feitas com certa periodicidade, de acordo com o tipo de segmento do negócio.

Por que é feita a dedetização?

Através do acúmulo de alimentos e lixo ou a falta de higiene de quem passa pelo local, os animais são atraídos e passam a contaminar o ambiente com a sua presença. Esse é um problema já conhecido pela humanidade, presente desde a antiguidade, e que com a falta de recursos muitas pessoas contraíram graves doenças e morriam pela contaminação.

Como se trata de uma questão de saúde pública,  ao longo da história foram desenvolvidos métodos para combater as pragas, através do controle químico por inseticida, denominado DDT. Essa é a origem da palavra dedetização.

Esses produtos, no entanto, são altamente nocivos aos seres humanos, sendo proibidos por lei há mais de 20 anos, pelo alto nível de toxicidade. Foram desenvolvidos novos componentes capazes de conter a presença dos insetos e que são menos agressivos aos humanos e ao meio-ambiente.

Atualmente há um programa de controle de pragas denominado CIP (Controle Integrado de Pragas), que apresenta normas e diretrizes para diferentes níveis de intervenção e de acordo com critérios ecológicos, econômicos e toxicológicos. Dessa forma, o CIP é um importante serviço para combater as pragas protegendo o ambiente e a saúde de quem habita, inspecionando os locais afetados com a identificação precisa do tipo de praga e como prosseguir nos procedimentos de controle, planejamentos das atividades desenvolvidas e a supervisão junto com a avaliação dos resultados.

O objetivo de todas essas medidas é assegurar a saúde e o bem estar da população com os ambientes livres de pragas. O sistema inclui medidas preventivas e corretivas, tornando eficiente o controle de pragas e eliminação delas.

Agora que você já sabe por que fazer a dedetização, entenda qual a melhor estratégia para a sua empresa:

Para que haja o efeito esperado e que os animais não retornem ao ambiente da sua empresa, a dedetização deve ocorrer de forma preventiva a cada 6 meses. Engana-se quando se pensa que só deve ser feita quando o problema surgir. O motivo dessa periodicidade está ligado a grande circulação de pessoas no local e a presença de alimentos e substâncias que são capazes de atrair a presença a alocação das pragas.

Por isso, existem diferentes tipos de prazos para diferentes segmentos de atuação como comércio e indústrias, e o menor deles é para empresas que trabalham no ramo alimentício.

Para quem trabalha com alimentos, o risco de atrair animais é bem maior. Existem as normas regulamentadas pelos órgãos de controle e de saúde para quem trabalha com a produção e venda de alimentos. Essas normas incluem limpezas, materiais especiais e principalmente a dedetização. O prazo para que a dedetização seja efetiva no ramo alimentício é de 1 mês, sendo imprescindível que seja realizada com essa periodicidade. Para estabelecimentos que não estão em dia com esse prazo, há multas e em casos mais graves fechamento por irregularidade.

A medida tão severa para estabelecimentos do ramo alimentício está ligada a saúde. É importante que os alimentos sejam preparados e manuseados em um ambiente seguro e por mais que haja a limpeza periódica, é comum o aparecimento de pragas por se tratar de um ambiente com muitos alimentos estocados.

Ambientes pouco movimentados e com muitos materiais estocados podem ser perigosos, saiba porque:

Ao contrário do que se pensa, ambientes pouco visitados também podem ser perigosos para o aparecimento e desenvolvimento de ninhos e pragas indesejadas.

Com a pouca movimentação no local, os animais ficam mais propícios a se alojarem e se torna ainda mais propício quando há grande quantidade de material por perto. Um local nessas condições, como um depósito por exemplo, que abriga grande quantidade de caixas os itens guardados e tem baixa movimentação de pessoas tem grande propensão a sofrer uma contaminação por ratos, baratas ou insetos que colocam em risco a saúde de quem tem convívio.

Neste caso, a dedetização também deve ser um ponto em atenção, com a intenção de evitar que problemas com insetos aconteçam.

Se no seu caso esse problema já ocorre, e a sua leitura nesse artigo tem a ver com uma pesquisa para solucionar, temos algumas dicas para encontrar a melhor solução e não sofrer mais com pragas no ambiente.

  • Procurar o mais rápido possível uma empresa capacitada para realizar a dedetização, que seja certificada e atenda normas sanitárias;
  • Após realizar a dedetização, manter o ambiente limpo;
  • Ter o controle sobre o local e os itens armazenados para as pragas não voltem a se alocar;
  • Programar com regularidade a dedetização.

Seguindo esse passo a passo, você diminuirá consideravelmente o risco de que seu local de trabalho seja contaminado, colocando em risco a saúde de quem trabalha e perdas relacionadas aos itens alocados.

Porém infelizmente todas essas ações em conjunto não são suficientes para combater as pragas, porque algumas infestações podem ocorrer por conta de fatores externos, como terrenos vizinhos contaminados. Por isso é muito importante a conscientização de todos em sua volta dos riscos de pragas para a saúde e bem estar.

Agora que você já sabe como se prevenir e o que fazer caso as pragas invadam o seu escritório ou ambiente de trabalho, conte com a Folha Dedetizadora para manter a sua saúde e de seus funcionários garantida, com medidas preventivas, eficazes e seguras. Temos experiência no ramo e atuamos com compromisso e ética, buscando oferecer o melhor serviço em dedetização para você, sua família, seu negócios e as pessoas que você ama e estão perto de você.

FALE CONOSCO E AGENDE O SEU SERVIÇO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *