Insetos são um incômodo por vários motivos! Muitos têm uma aparência intimidadora e são desconfortáveis quando estamos em sua presença. Alguns causam picadas dolorosas que podem coçar por muito tempo, outros podem picar, causando dor lancinante ou até mesmo reações alérgicas.
Os escorpiões são aracnídeos, mas também são uma mistura de todos os piores problemas que os insetos podem causar. Essas criaturas intimidadoras de oito patas têm caudas longas com ferrões, garras e são uma das maiores pragas domésticas que alguém pode encontrar. Eles geralmente são consideravelmente maiores do que as baratas, vêm da mesma família das aranhas e, em alguns casos, podem possuir veneno suficiente para incapacitar gravemente ou até mesmo matar um ser humano. É por isso que é tão importante proteger sua propriedade desses invasores sérios e indesejados.
Escorpiões encontrados com frequência
Os escorpiões encontrados com mais frequência no Brasil são o escorpião amarelo, escorpião do Nordeste e o escorpião preto ou marrom. O que mais causa acidentes em nosso país, sem dúvida é o escorpião amarelo, facilmente encontrado em casas com infestação de baratas. Este escorpião possui um veneno perigoso para a saúde de qualquer ser humano, agindo em seu sistema nervoso. A dor causada pela picada é muito forte e pode passar por todo o corpo e resultando em problemas respiratórios, já que o veneno atua no bulbo raquidiano, centro de controle da respiração.
Há quanto tempo os escorpiões existem
Acredita-se que os escorpiões são um grupo que surgiu, provavelmente, há cerca de 430 milhões de anos no hemisfério norte.
Alguns estudos afirmam que os escorpiões surgiram primeiro nos oceanos e depois migraram para a terra seca. Outros propõem que eles se originaram em ambientes de água doce. “Todos os artrópodes tinham as características necessárias para se dar bem em terra, como esse novo fóssil demonstra”, afirma um dos estudos. “Eles não precisavam comer ou beber água com frequência e seus exoesqueletos preservavam a umidade e os protegiam do sol. Toda a sua estrutura corporal os tornavam aptos a subir e descer rochas, o que é ideal para viver em um ambiente muito instável, ao contrário do ambiente aquático”. E as fontes de alimento eram abundantes em terra, assim, eles comiam outros artrópodes menores. No Brasil, foram encontrados vestígios de escorpiões em rochas que são do final do período Cretáceo na bacia de Bauru, e duas espécies extintas do mesmo período geológico foram encontradas em a bacia do Araripe, no nordeste.
Esses fósseis variam de 130 milhões a 100 milhões de anos, bem mais jovem que o escorpião de Canoinhas, que é apenas o segundo espécime paleozóico (há 541 milhões a 245 milhões de anos) encontrado no hemisfério sul. O primeiro, chamado Gondwana Scorpio Emzantsiensis, viveu há cerca de 360 milhões de anos e foi descoberto na África do Sul, em 2013. É considerado o animal terrestre mais antigo a ter vivido no antigo supercontinente austral conhecido como Gondwana.
Naquela época, toda a Terra estava unida em um único supercontinente chamado Pangeia. A metade norte é chamada Laurásia e tinha um clima seco. Gondwana era mais úmido e incluía o que hoje é a América do Sul, África, Oceania e Antártica, entre outras áreas menores.
“A maioria dos fósseis de escorpiões foi descoberta no hemisfério norte, em áreas que faziam parte da Laurásia”, diz o paleontólogo Rob Gess, da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, na África do Sul. Segundo o pesquisador, descobertas como a feita no Brasil podem indicar que fases importantes da evolução dos escorpiões também ocorreram em Gondwana. “É particularmente interessante que esta nova espécie tenha muitas semelhanças com seus contemporâneos laurasianos. Isso nos leva a pensar que novas linhagens do grupo podem ter migrado de Gondwana”, diz Gess.
Aranhas e escorpiões
Os escorpiões são predadores que se alimentam principalmente de outros insetos, assim como seus parentes aracnídeos, as aranhas. Eles também compartilham alguns comportamentos comuns, como um desejo constante de cobertura e proteção. Assim, aranhas e escorpiões tendem a ser encontrados em lugares fechados e escondidos.
No entanto, aranhas e escorpiões são tremendamente diferentes uns dos outros. Os escorpiões não tecem teias e caçam com armadilhas como fazem as aranhas. Em vez disso, eles perseguem suas presas e as imobilizam com veneno. Suas garras poderosas também lhes dão a habilidade de rasgar as presas. Eles são notoriamente agressivos quando caçam, e isso geralmente é o que os atrai para as casas, principalmente em residências que já tem problemas com outras pragas.
Eliminando seu problema de escorpião
Acabar com um problema causado por escorpiões é um desafio mais complicado do que se imagina, pois onde existe um escorpião, existem vários que você ainda não viu. Enquanto as barreiras protetoras fazem um ótimo trabalho cuidando de vários outros tipos de pragas, elas tendem a não funcionar tão bem para os escorpiões por causa de sua capacidade de atravessá-las. Isso significa que eles absorvem menos da substância e são capazes de sobreviver.
No entanto, é bastante fácil encontrar e eliminar problemas de escorpião com alguns truques. Os escorpiões brilham na luz negra, logo, usar uma dessas lâmpadas durante a noite facilita para os profissionais a localização dos escorpiões em sua residência, para que um ninho seja eliminado rapidamente. Isso também facilita a descobrir o local por onde eles estão entrando em sua casa.
Entrando em contato com uma dedetizadora
Entrar em contato com uma dedetizadora é algo que não precisa ser feito apenas quando a praga aparece, evitar o problema é de grande importância levando em consideração os perigos que os escorpiões oferecem ao ser humano.
A prevenção é com toda a certeza o melhor a se fazer, para que você e sua família evitem qualquer problemas e acidentes envolvendo esses visitantes indesejáveis.
Conte com a Folha Dedetizadora
Para proteger a sua saúde e da sua família, impedindo que o seu ambiente sofra com pragas, basta entrar em contato com a Folha Dedetizadora para garantir a prevenção ou eliminação de invasores. Todos os nossos produtos são autorizados e registrados no Ministério da Saúde, além de licenciados pela ANVISA. Também oferecemos serviços de dedetização contra formigas, moscas, mosquitos, pulgas, carrapatos, lacraias, aranhas, traças, piolho de pombo, entre outros.
Entre em contato e peça o seu orçamento:
(61) 33891411
(61) 98575-9685