Baratas pequenas: saiba como se livrar desse problema

Se você encontrou uma barata pequena – ou várias delas – em um armário da cozinha, ou em qualquer outro cômodo da casa, certamente a sua residência está enfrentando um grande problema. Sente-se e acomode-se, pois nesse artigo iremos explicar em detalhes o que é preciso ser feito para se livrar dessa invasão, qual é o tipo mais comum de baratas pequenas no Brasil e o que fazer para evitá-las em primeiro lugar. 

Identificando uma infestação de baratas pequenas 

Apesar de serem menores, essas baratas representam um problema muito maior em comparação com suas parentes de maior tamanho. O motivo se dá por conta desse tipo de barata ter preferência por viver do lado de fora, essas pequeninas procuram lares humanos para se proliferar. Eles também são as visitantes indesejadas mais resistentes, sem falar que a barata pequena mais comum de todas, consegue se reproduzir dezenas de vezes em uma velocidade surpreendente, produzindo dezenas de descendentes em todas as vezes que procria. 

Uma vez instalada dentro da sua casa, esse monstrinho se multiplica e assume o controle, destruindo sua comida, danificando tudo que está pela frente e espalhando bactérias que podem adoecer um ser humano. 

A invasora de pequeno tamanho mais comum, não apenas no Brasil, mas ao redor do mundo, é a conhecida barata alemã. 

A barata alemã  

As baratas alemãs são as segundas menores de todas as espécies de baratas, podendo chegar em tamanha a até pouco mais de 1,27 centímetros de comprimento quando adultas. Suas cores podem ser o castanhos claro, amarelo ou dourado, elas também são magras, muito achatadas e têm asas compridas e transparentes dobradas sobre o dorso listradas de preto. 

Essas pequenas e magras baratas são especialistas em se esconder, seja dentro de algum compartimento ou até mesmo em minúsculas frestas nas paredes, especialmente em rodapés. Para piorar, elas também são muito rápidas. Eles ficam no chão a maior parte do tempo, mas podem voar quando sentem perigo ou querem alcançar comida em algum local. 

Se as baratas alemãs são o seu problema, leia isto! 

Infelizmente, se você encontrou pequenas baratas em sua casa – e elas estão se multiplicando rapidamente – elas provavelmente são alemãs. O que significa que você está enfrentando um adversário difícil e resistente. 

Os sprays de insetos não vão matar todos eles e outras formas mais amadoras de tentar matá-las, serão um verdadeiro desperdício de dinheiro! Para ao menos tentar acabar com essas baratinhas, é preciso colocar o próprio comportamento delas, contras elas mesmas. Vamos explicar no tópico a seguir. 

Como funciona o comportamentos das baratas pequenas  

Conseguindo eliminar as necessidades básicas dessas invasoras, é possível acabar com elas. Mas primeiro, precisamos analisar um ponto importante: Se as baratas alemãs não vivem do lado de fora, como elas conseguiram entrar na sua casa? Pode ter acontecido de duas formas: 

  1. Edifícios de apartamentos são conhecidos por problemas generalizados de baratas alemãs. Com poucas barreiras entre cada residência, as baratinhas rastejam facilmente pelas paredes de uma unidade para outra e de um andar para outro. Baratas pequenas em prédios residenciais têm pouca dificuldade em encontrar comida, água e parceiros. 

    Portanto, se você mora em um apartamento, pode até culpar os seus vizinhos. Mas é possível que você também seja responsável! Às vezes, quando levamos uma peça de mobília de segunda mão para o novo AP, ela pode ter algumas pequenas manchas.  
  1. Pode também ocorrer de alguma entrega levar um par de baratas alemãs direto para a sua cozinha. 

Pontos de infestação 

Assim que entram, as baratas alemãs têm comportamentos previsíveis que você pode usar contra elas. Seus esconderijos são especialmente importantes, principalmente as duas áreas a seguir: 

O banheiro 

Infelizmente, o banheiro é um dos pontos de acesso para as baratas pequenas. Nada como ligar o interruptor da luz do banheiro às 2 da manhã e ver pequenas baratas na pia! Ou até mesmo dentro do próprio interruptor e tomadas do local. Um terror! 

Eles estão lá pelo mesmo motivo que as pequenas baratas no chuveiro: esses insetos mergulham nos ralos para beber e deslizam pelas frestas ao redor do encanamento para retornar ao ninho que fizeram na parede. 

A cozinha 

A cozinha é, sem sombra de dúvidas, o ponto de encontro favorito de uma barata alemã. Assim que as luzes são apagadas, essa praga começa a procurar migalhas no chão, restos na pia, comida no lixo e sobras no balcão. Nem precisa ser comida para interessar uma baratinha que está na cozinha! Basta estar lá e ser algo que ela possa comer com facilidade. 

Na cozinha, eles têm fácil acesso a comida, água e abrigo, muitas vezes se escondendo em armários, embaixo da pia ou em vãos estreitos nos balcões.  

Como se livrar das pequenas baratas  

É falsa a informação de que baratas somem quando você limpa muito bem a sua casa, mas diminuir qualquer tipo de bagunça já é uma verdadeira mão na roda para que elas fiquem sem ter o que se alimentar aos poucos. 

Qualquer tipo de limpeza é útil, mas a limpeza mais eficaz se concentra na remoção de fontes de comida, locais para se esconder e na capacidade de se comunicar com outras baratas. 

Entrando em contato com uma dedetizadora 

Apesar da limpeza ser uma forma eficaz de diminuir o número de baratas pequenas no ambiente, ela não livra você de uma vez dessas invasoras, para isso, é preciso entrar em contato com uma dedetizadora de sua confiança, seja para acabar com um infestação ou até mesmo para um trabalho preventivo contra as baratas alemãs. 

A prevenção é com toda a certeza o melhor a se fazer, mas caso as pragas já tenham se instalado no ambiente, é preciso chamar uma dedetizadora com urgência, já que as baratas pequenas tendem a se reproduzir de forma muito mais rápida em comparação com as maiores.  

Conte com a Folha Dedetizadora  

Para proteger a sua saúde e da sua família, impedindo que o seu ambiente sofra com pragas, basta entrar em contato com a Folha Dedetizadora para garantir a prevenção ou eliminação de invasores. Todos os nossos produtos são autorizados e registrados no Ministério da Saúde, além de licenciados pela ANVISA. Também oferecemos serviços de dedetização contra formigas, moscas, mosquitos, pulgas, carrapatos, lacraias, aranhas, traças, piolho de pombo, entre outros. 

Entre em contato e peça o seu orçamento: 

(61) 33891411  
(61) 98575-9685 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *