Conheça os diferentes tipos de cupim e como identificá-los

Os cupins são conhecidos por serem insetos que causam grandes prejuízos, não só em plantações, como também em residências, destruindo algum móvel da casa. Apesar de sua importância ecológica para a decomposição, ninguém quer os cupins morando em sua propriedade. 

Assim como as abelhas, os cupins vivem em colônia hierárquicas, são insetos eussociais. Cada inseto faz parte de uma casta e permanece com a mesma função durante toda a vida.

Castas e suas Funções 

Reis e Rainhas 

Os reis e as rainhas, também conhecidos como “siriris” ou “aleluias”, são férteis e responsáveis pela reprodução, também são responsáveis por emergir a colônia nas épocas mais quentes do ano. 

Operários 

O maior número de indivíduos em uma colônia de cupins são os operários, dentro deste grupo estão machos e fêmeas estéreis, ou seja, machos e fêmeas que não conseguem reproduzir entre si. Suas funções constituem em levar alimentos até a comunidade, abrir túneis e cuidar das ninfas, que há pouco tempo saíram do estágio onde eram larvas, entrando assim no terceiro ciclo da vida de um cupim.

Soldados

Assim como os operários, os soldados são machos e fêmeas que não têm a capacidade de reprodução. Por serem agressivos, são os responsáveis pela defesa do local onde estão criando o cupinzeiro. Possuem uma grande cabeça, mandíbulas e fortes patas.

O que pode assustar quem já algum prejuízo econômico causado pelos cupins é que existem aproximadamente 2.800 espécies oficialmente catalogaras do inseto. Mas não precisa se apavorar, apenas três dessas espécies são realmente comuns no Brasil.

Tipos de cupim 

Cupim-do-solo (Syntermes molestus)

Das mais de duas mil espécies existentes de cupins, os mais comuns são os cupins subterrâneos, que estão inseridos na família dos termitídeos, como é o caso do cupim-do-solo.

O cupim-do-solo tem preferência por lugares úmidos — pois precisa da umidade para seu desenvolvimento — e de baixa iluminação, com alimentação ao alcance, mas tais locais são de difícil acesso.

O ninho do cupim subterrâneo, não necessariamente do solo, pode ser construído em paredes, o que comumente resulta em danos na fiação elétrica, podendo chegar até mesmo à fiação de telefonia, o que mostra a força destrutiva desse pequeno invasor. 

Identificando o cupim-do-solo

Túneis de barro

Existe uma forma fácil de perceber uma infestação de cupins-do-solo, pois é comum que eles construam pequenos túneis de barro, que geralmente são feitos em pisos ou até mesmo em árvores. Cupins subterrâneos também podem construir seus túneis de barro na parte externa de paredes ou em tabeiras. 

Aparência

No caso de cupins subterrâneos, os zangões possuem duas veias nas asas, diferente dos cupins de madeira seca que têm três veias.

Cupim da Madeira Seca (Cryptotermes brevis)

O cupim da madeira seca pode ter uma ação discreta, no sentido de que o dano pode acontecer apenas no interior do móvel, onde provavelmente estará uma colônia completa de cupins do tipo. Mesmo quando o móvel de madeira é transportado, o inseto pode permanecer imperceptível, continuando a se reproduzir sem ser incomodado. Mas a madeira não é a única opção para este cupim, com o papel também sendo uma atração. 

As colônias do cupim de madeira seca são pequenas, mas causam estragos da mesma forma.

Identificando o Cupim da Madeira Seca

Habitat e cor

Perceber o habitat já é uma forma de identificar o cupim de madeira seca, mas não é a única maneira de reconhecê-lo, a cor do inseto também é um indicativo. Cupins de madeira seca têm cor creme e castanha.

Descarte de asas 

Estes insetos podem ser bastantes discretos, então nem sempre será possível identificar uma infestação avistando-os. Os cupins de madeira seca, quando não são inférteis, têm o costume de descartar suas asas após encontrarem o parceiro, se trata de um processo de evolução que torna os cupins alados em reis ou rainhas. Então, se asas pequenas começarem a aparecer em locais como janelas, especialmente em épocas de chuva, muito provavelmente os cupins estão infestando um dos seus móveis. 

Descarte de excrementos 

Uma das formas de identificar uma infestação, mesmo que os cupins estejam alojados em uma parte de difícil acesso no interior do móvel, é percebendo a quantidade de fezes deixadas pelos insetos, já que os cupins fazem pequenos furos que servem justamente para se livrarem de excrementos, o que acontece para que haja mais espaço para a colônia. Ver as pequenas bolinhas da mesma cor da madeira em volta do móvel, é a forma mais nítida para se identificar uma infestação de cupins da madeira seca. 

Principais diferenças entre Cupins da Madeira Seca e Cupins Subterrâneos

A principal diferença entre cupins da madeira seca e cupins subterrâneos já é perceptível no nome, cada um tem seu habitat específico. 

Diferente dos cupins da madeira seca, os cupins subterrâneos dependem da umidade do local onde estão. Outra diferença está na quantidade de cupins, os subterrâneos tem colônias maiores em comparação com os de madeira seca, justamente por conta do espaço ocupado.

Cupins Coleópteros

Os cupins coleópteros representam praticamente 40% de todas as espécies de cupins catalogadas no mundo.

Uma curiosidade sobre essa espécie é que nem todos os cupins Coleópteros possuem os mesmo hábitos alimentares. Uma parte dessa espécie se alimenta de madeira, já a outra parte tem preferência por cereais como arroz, por exemplo.

Identificando o Cupim Coleópteros

Diferente dos cupins da madeira seca, os cupins coleópteros não são tão discretos, pois são de fácil identificação, não só por sua aparência, mas também por deixarem seus ovos à vista no móvel atacado. A eliminação pode ser fácil enquanto as larvas não se libertam dos ovos, porque uma vez que isso acontece, elas ficam alojadas na madeira sem deixar nenhum rastro.

Eliminando os cupins

Para livrar a sua residência ou estabelecimento dos cupins, a Folha Dedetizadora oferece técnicas avançadas, fazendo o uso de produtos de alta performance. Após a identificação da espécie dos invasores e de possíveis focos – procedimentos que são feitos durante a inspeção do local que será dedetizado –, é definida a forma de eliminação mais adequada. 

Entre em contato e conheça mais sobre o nossos serviços:

(61) 3389-1411

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *