Atendimento de seg-sáb das 8h às 18h (61) 33891411 (61) 985759685

Insetos podem parecer inofensivos quando na verdade, transmitem diversas doenças perigosas e letais. Saiba como se prevenir e proteger aqueles que você ama.

Baratas, formigas, ratos e moscas dentre outros insetos que frequentemente aparecem em nossas casas são muitas vezes tratados como inofensivos e ignorados pela maioria das pessoas.  

Porém, eles levam em suas patas muitas bactérias e vírus perigosos para a saúde humana. Conheça quais são esses insetos, quais doenças trazem e como prevenir. 

Baratas 

As baratas são animais que tem hábitos noturnos. Muito conhecidas por resistirem em qualquer ambiente. Normalmente habitam em locais úmidos e sujos e são comuns em esgotos.  

Em seu corpo, carregam milhares de microrganismos e a sua presença em nossas casas, contamina objetos domésticos, a água e a comida. As baratas são responsáveis pela proliferação e contaminação da Hepatite A e a febre tifoide. Também são capazes de transmitir conjuntivite, hanseníase, pneumonia, tuberculose, infecção urinária dentre outras patologias graves, que se não tratadas podem ter complicações sérias e levar a óbito. 

Para prevenir o aparecimento de baratas é importante deixar o ambiente limpo e os alimentos guardados em vasilhas fechadas, onde elas não consigam acessar.  

Limpar o organizar armários também é importante, já que em ambientes escuros e fechados elas costumam a se proliferar. Fechar os ralos da casa também é essencial, já que as baratas costumam a viver nas redes de esgoto e chegam em nossas casas através dos ralos abertos. 


Formigas 

As formigas também apresentam muitos perigos a saúde humana, pois também carregam diversos microrganismos em suas patas. A ingestão de alimentos contaminados por onde a formiga passa podem causar infecções alimentares e em casos mais graves, tuberculose ou lepra, por estarem em contato com partículas que podem estar contaminadas com essas doenças. 

É recomendado que no caso das formigas, superfícies sejam limpas e livres de restos de alimentos que podem atrair esses insetos. Além disso, guardar os alimentos em potes fechados e que possam mantê-las longe é essencial. 

limpeza periódica da cozinha e o uso de produtos de limpeza nas superfícies também ajuda na prevenção do aparecimento desse inseto pela casa. 

Ratos 

Os ratos são animais muito perigosos, e por se tratar de pragas urbanas, estão presentes nos grandes centros e podem estar ameaçando as nossas casas. Normalmente atraídos por sujeira e restos de comida, o rato é o grande transmissor de doenças graves, e a mais comum delas é a leptospirose. 

Para manter o seu local livre de ratos a limpeza periódica e cuidado com restos de alimentos é fundamental. Porém, esses animais podem ser atraídos por outros fatores, como locais não visitados e com acúmulo de materiais. Sabe aquele canto da casa que serve para guardar ferramentas ou materiais que raramente são usados? É esse o local que os ratos gostam mais de se abrigar. Então, para estar livre desse perigo, é importante limpar periodicamente esses locais e manter organizado, evitando cantos escuros e bagunça, locais perfeitos para que esses animais se instalem. 

Moscas 

As moscas são animais comuns em diversos ambientes. Porém, apresentam um alto risco de contaminação por onde passam pois estão em contato direto com esgoto, materiais em decomposição e sujeira. Bactérias e microrganismos estão presentes em suas patas e contamina superfície e alimentos. 

Por ser um inseto muito comum, é possível ignorar a sua presença ou pensar que não apresenta perigo, porém elas são uma praga recorrente e muito perigosa, justamente por ser comum. Por estarem em contato com animais em decomposição e matéria fecal, podem transmitir principalmente doenças cutâneas e até doenças mais graves como infecções num geral. 

De acordo com pesquisadores, as moscas são subestimadas pelas autoridades de saúde pública, apesar de serem vetores de infecções bacterianas.  

“As moscas podem contribuir para a transmissão de agentes patogênicos em situações de surtos.” É o que afirma Donald Bryant, professor de bioquímica e biologia molecular da Penn State University. 

A recomendação para evitar a presença de moscas está ligada principalmente com os alimentos, tendo cuidado no armazenamento para prevenir que esses animais espalhem as doenças.  

Também é importante manter o ambiente limpo e livre de restos de alimentos. 

Nem sempre só a limpeza é eficaz. Nesse caso, o que fazer? 

Como foi recomendado, na maioria dos casos de diversos animais é importante manter uma boa organização e limpeza do ambiente, são ações que previnem o aparecimento deles e ajudam a manter longe de nossas casas. 

Porém, em alguns casos, só a limpeza não é suficiente. Mesmo com uma rotina de organização e cuidado com o ambiente, esses animais podem aparecer, e quando isso acontece, o que fazer? 

Se você sofre com esse problema em sua casa ou ambiente de trabalho, a dedetização é a melhor opção para se ver livre de uma vez desse problema grave. 

dedetização é uma ação que age diretamente no combate a esses animais, através de aplicação de venenos e produtos químicos capazes de eliminar a presença deles e a sua proliferação, que está relacionada com a instalação deles no ambiente, como ovos, ninhos e filhotes. 

É pela instalação desses animais no local que na maioria das vezes o problema se torna recorrente, e quando isso acontece, apenas a dedetização é capaz de eliminar o problema de vez. 

A dedetização em um ambiente garante: 

- A saúde de quem convive ou transita no ambiente; 

- O bem estar e segurança; 

- A prevenção de infecções e doenças graves; 

- A limpeza e organização do ambiente; 

- A eliminação de pragas e animais indesejados. 

Por esses motivos, um serviço de dedetização está diretamente ligado com a saúde de quem habita ou transita no ambiente. É um meio eficaz de dispersar de vez os animais e insetos que apresentam riscos a saúde e são vetores de diversas doenças, desde micoses até doenças graves que podem comprometer seriamente a vida. 

Folha Dedetizadora é especialista em eliminação desses animais dentre outros, tem experiência no mercado e garante qualidade. Ligue agora e proteja a sua família, marque já a sua dedetização. 

Comentários