Um dos animais mais temidos é, sem dúvidas, o escorpião, seja por sua aparência ou pelo risco que ele oferece à vida humana por ser venenoso. Nem todos têm a sorte de passar uma vida sem dar de cara com esse animal bizarro, o motivo é simples: o acúmulo de lixo, que atrai insetos e estes, por sua vez, atraem o escorpião por fazerem parte de sua dieta.
De acordo com especialistas, os escorpiões são artrópodes e estão no planeta Terra há milhões de anos! O que os torna pré-históricos. Apesar de não parecer, eles possuem parentesco com as aranhas e os carrapatos. Sua região ideal seria a desértica, mas também sobrevivem em lugares de clima tropical e subtropical, e por serem animais que conseguem se adaptar com facilidade, também podem viver em algumas áreas temperadas.
Os escorpiões passam a maior parte do tempo escondidos, o que é uma de suas estratégias para caçar e dificulta seu extermínio em áreas urbanas de forma amadora, algo que pode levar a acidentes.
Jamais tente eliminar o escorpião sozinho
Antes de falar sobre a alimentação, é extremamente importante informar que não é possível eliminar o escorpião com um inseticida de supermercado, por conta da forma como eles são bons em se esconder. Caso você saia pela casa aplicando inseticida em todo possível esconderijo de escorpião, poderá apenas gerar um desconforto no animal, não o matando, o que o fará sair daquele esconderijo e procurar por outro, é neste caminho feito pelo animal em busca de um novo bucaro ou fresta que você pode acabar sendo picado. A picada de escorpião dói, mas não necessariamente levará a óbito. Ainda assim, é preciso chamar uma ambulância caso o acidente aconteça.
Os hábitos do escorpião
Os escorpiões são animais com hábitos noturnos, já que sua alimentação ocorre geralmente em horários durante a noite ou madrugada. Sua alimentação é composta principalmente de insetos.
Todos os insetos que fazem parte do cardápio do escorpião são terrestres e são mais ativos durante os meses mais quentes do ano. Notou alguma semelhança com o que acontece no Brasil? Temos o cenário perfeito para o escorpião que procura por alimento, afinal, como já foi dito, quem deixa lixo acumulado atrai insetos e os insetos atraem o escorpião.
Os períodos de chuva podem resultar, literalmente, em um prato cheio para o escorpião, com insetos se deslocando de várias áreas à procura de proteção e abrigo para se proliferarem. Mas há uma péssima notícia para quem se preocupa com o animal apenas nas épocas mais quentes do ano: por conta de mudanças climáticas, tipos de escorpiões têm atuado durante diferentes épocas do ano, mais um ponto para seu poder de adaptação.
As caçadas dos escorpiões em busca de alimento
Em questão de conseguir o que quer, o escorpião é excelente, pois se trata de um grande caçador. Isso acontece por conta da sensibilidade sensorial de suas tão temidas pinças e também de suas patas, através das quais ele percebe as ondas que as suas presas emitem quando caminham pelas redondezas de seu esconderijo. Assim, sem precisar fazer grandes movimentos, o animal consegue agarrar sua presa e, enfim, se alimentar.
A alimentação do escorpião
Os escorpiões se alimentam de vários insetos, mas também podem praticar canibalismo. Exatamente isso! Como se já não bastassem os insetos que atraem o animal, um escorpião pode atrair outro escorpião faminto.
Conheça o cardápio do escorpião:
- Baratas;
- Aranhas;
- Gafanhotos;
- Formigas;
- Cupins;
- Grilos;
- Minhocas;
- Centopéias;
- Moscas;
- Borboletas;
- Cochonilhas;
- Escaravelhos;
- Caracóis;
- Moluscos;
- Camundongos;
- Lagartixas.
Talvez, o mais desolador para alguns sobre a alimentação dos escorpiões seja o fato da lagartixa fazer parte dela, já que nos últimos tempos elas ganharam uma boa imagem por serem possíveis aliadas no combate às baratas. Mas a verdade é uma só: se há uma lagartixa em sua casa, ela muito provavelmente está atraindo um escorpião para dentro da sua residência.
Alimentação indireta
O escorpião não consegue se alimentar diretamente de suas presas, isso acontece por conta de sua incapacidade de comer as partes sólidas dos insetos ou animais capturados. Eles consomem somente a parte que for líquida. Para conseguir essa façanha, o escorpião captura sua presa com as pinças, imobilizando-a, e em seguida utiliza o ferrão localizado no fim da cauda para inocular o veneno. Após a imobilização, a presa é desmanchada com as quelíceras do escorpião e, com a ajuda de enzimas digestivas, a presa muda de estado em sua parte interna, de forma que o escorpião pode chupar o que restou.
Os perigos de uma infestação
O escorpião não é um animal temido apenas por conta de seu veneno, mas também por sua alta capacidade de infestação, afinal, os escorpiões não põem ovos. Eles são vivíparos e seus filhotes nascem por meio de parto, após uma gestação que pode durar de 2 meses e meio a 3 meses. Algumas espécies, podem gerar mais de uma ninhada em apenas um acasalamento, fazendo com que o animal tenha dois partos consecutivos. Cada ninhada dos escorpiões da espécie T. Bahiensis, por exemplo, pode ter mais de 20 filhotes, mas outras espécies podem produzir até 90 filhotes ou mais.
Se livrando dos escorpiões
Dizem que onde existe um escorpião, existem vários, mas nem sempre isso é verdade, pode se tratar de um animal que se deslocou de uma área próxima com uma infestação. Mesmo assim, não se deve brincar com a sorte, chame uma empresa especializada em exterminar o animal.
Para evitar escorpiões e insetos que fazem parte de sua alimentação, conte com a Folha Dedetizadora! Nossos colaboradores possuem o treinamento necessário para atuar no controle de pragas em geral, garantindo assim a sua segurança e a da sua família no combate contra esses visitantes indesejados.
Para que a sua residência ou condomínio não sofra com pragas de diferentes tipos, entre em contato e garanta a prevenção e eliminação de invasores. Todos os nossos produtos são autorizados e registrados no Ministério da Saúde, além de licenciados pela ANVISA.
Peça o seu orçamento:
(61) 33891411
(61) 98575-9685