O que você precisa saber sobre dedetização hospitalar

Infestações em hospitais são uma situação que soa inconcebível, afinal, estamos falando de um ambiente com risco de contaminações graves caso isto aconteça, por conta das pessoas enfermas que ali estão.

A dedetização hospitalar é um atividade que precisa ser levada com máxima seriedade, além de ser executada por profissionais que estão preparados para exercer esta função, bem como lidar com suas complexidades, que não são poucas.

Esses ambientes recebem um fluxo de pessoas considerável todos os dias, essas pessoas carregam diversos tipos de microrganismos em seus corpos e suas vestimentas. Às vezes, algo que estava no sapato de um paciente, por exemplo, pode atrair insetos e outros invasores.

Não são apenas hospitais que precisam manter uma vistoria em relação a pragas, clínicas menores e consultórios de odontologia também devem ter esta medida de segurança e higiene, já que uma infestação em um local menor também traz uma dor de cabeça muito grande. Aliada à limpeza, a dedetização em clínicas e hospitais é a melhor solução contra qualquer tipo de praga.

A área externa também conta

Quando se trata de realizar uma dedetização em hospitais ou clínicas, não se pode dar atenção apenas à área interna do local, já que a área externa apresenta uma possibilidade de repelir insetos e outros invasores antes mesmo que eles cheguem à parte interna.

Outro bom motivo para dedetizar a parte externa é a identificação de locais que representam um risco de proliferação de pragas, especialmente quando falamos das áreas onde são despejados o lixo hospitalar, lixo comum e os restos de comida. Outra preocupação para vistoriar e dedetizar a área externa são as tubulações, que podem resultar em infestações caso haja algum tipo de vazamento.

Caso o consultório fique em um prédio comercial, é preciso analisar a área externa mesmo assim. A equipe contratada irá verificar se as manutenções periódicas dentro e fora do consultório foram realizadas.

Pragas urbanas em ambiente hospitalar

Quando falamos de insetos e outros tipos de invasores em ambiente hospitalar, estamos nos referindo a um grande risco para os pacientes que estão internados e, eventualmente, para os funcionários do hospital.

Ratos e baratas

Os mais comuns, assim como em ambientes residenciais e de empresas, são os ratos e as baratas. Ambos trazem em suas patas, e outras partes de seu corpo, um número grande de bactérias e vírus.

Cupins

Os cupins causam danos e dores de cabeça em qualquer ambiente adaptado para a vida humana, mas em hospitais o perigo é redobrado, pois estamos falando de uma infestação que pode causar danos à estrutura do prédio, fazendo com que o risco seja de um possível acidente envolvendo a construção. Outro problema causado pelos cupins é a dificuldade de reformar o local afetado por eles.

Formigas

Por serem insetos pequenos e com grande agilidade, as formigas podem circular livremente sem que sejam percebidas em um primeiro momento. Quando circulam por diferentes setores do hospital, carregam com si microrganismos que podem ser perigosos para pacientes em estado mais grave, como por exemplo, os que estão internados na UTI. Outro dano que as formigas podem causar é a infecção de instrumentos cirúrgicos.

Como é feita a dedetização em hospitais e clínicas?

Quando o assunto é a dedetização de hospitais e clínicas médicas, é preciso lembrar que este serviço só pode ser executado por empresas especializadas e com registro no Ministério da Saúde e que são licenciadas pela ANVISA, como é o caso da Folha Dedetizadora.

Mesmo com a evolução dos inseticidas com o passar dos anos, em ambientes hospitalares a atenção deve ser máxima na hora de colocar substâncias do tipo em contato com o ambiente, afinal, são agentes químicos que se usados de forma incorreta, podem também causar danos, daí vem a importância de ter certeza se a empresa contratada para fazer o serviço é de confiança e tem as credenciais necessárias.

Para que a dedetização seja feita da forma correta, algumas medidas especiais de precaução devem ser tomadas:

  • Evitar a contaminação de alimentos;
  • Evitar a contaminação de equipamentos, outros materiais e superfícies;
  • Impedir que o inseticida chegue a alas com pessoas internadas, por conta do risco de intoxicação.

Os profissionais da empresa contratada para fazer a eliminação ou prevenção de pragas, também deverão estar atentos a outras questões como a umidade do local, além de pontos que são de suma importância.

É preciso traçar um plano de dedetização com os seguintes pontos:

  • Eliminação de oferta de abrigo para baratas, cupins, formigas e ratos, além de toda e qualquer praga urbana que tenha necessidade de um local para se esconder e manter sua proliferação;
  • Eliminação de oferta de alimentos para baratas e ratos, que possuem o costume de se alimentarem de restos de comida que normalmente podem ser encontrados no lixo comum do hospital;
  • Eliminação de oferta de água para todo e qualquer animal que necessite de hidratação para sobreviver. Isso inclui vazamentos em canos, goteiras e até mesmo infiltrações em paredes.

Não espere a proliferação para entrar em contato com uma dedetizadora

Prevenção é a palavra-chave quando o assunto é a dedetização de hospitais e clínicas de todo o tipo. Jamais espere o início de uma proliferação para só então entrar em contato com uma dedetizadora! É preciso ter consciência de que o correto é fazer este contato antes de qualquer problema e logo pedir por um plano de prevenção contra pragas.

Se as pragas já se instalaram no ambiente, chame uma dedetizadora com urgência, já que as pragas urbanas tendem a se reproduzir de forma muito rápida, especialmente as baratas.

Conte com a Folha Dedetizadora

Para proteger a saúde dos pacientes e impedir que a sua clínica ou ambiente hospitalar não sofra com pragas, basta entrar em contato com a Folha Dedetizadora para garantir a prevenção e eliminação de invasores. Todos os nossos produtos são autorizados e registrados no Ministério da Saúde, além de serem licenciados pela ANVISA.

Oferecemos serviços de dedetização contra baratas, ratos, formigas, moscas, mosquitos, pulgas, carrapatos, lacraias, aranhas, traças, piolho de pombo, entre outros.

Entre em contato e peça o seu orçamento:
(61) 33891411
(61) 98575968

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *