A dedetização é uma ação necessária, porém quais são os riscos que os produtos químicos apresentam à saúde e como se proteger?
O cuidado com o manuseio de produtos químicos para dedetização muitas vezes pode apresentar riscos à saúde. O Ministério da Saúde não recomenda que as pessoa façam o uso doméstico de produtos como inseticidas, e a razão é simples: pessoas sem treinamento ou experiência não têm prática de manuseio, o que aumento o seu risco de contaminação e intoxicação com o uso desses produtos indiscriminadamente.
Além de nocivos à saúde, o uso indiscriminado de produtos químicos com o inseticida são pouco eficientes quando não usados por empresas certificadas ou profissionais qualificados. Esse tipo de produto sem a aplicação correta, pode matar apenas os insetos que estão voando, e não seus ovos e capacidades reprodutoras, se tornando pouco efetivos.
Além disso, a aplicação incorreta do produto, sem o prazo e modo determinado, pode não ter ação efetiva alguma, não sendo capaz de eliminar os isetos que se acostumam com o produto que foi aplicado de maneira ineficiente.
Os riscos para a saúde de quem manuseia esses produtos são inúmeros. O comprometimento das vias respiratórias é um deles, e a intoxicação por meio da inalação também acontece com muita frequência por parte de uma má administração dos produtos, sem o uso de EPIs (equipamento de proteção individual) corretos.
O ideal para quem busca dedetizar uma área é encontrar ajuda especializada de um empresa que trabalhe nesse segmento. A grande diferença de empresas ou profissionais especializados para pessoas que desejam fazer por conta própria a dedetização é o uso de equipamentos corretos que irão proteger a saúde de quem está sendo exposto aos produtos para o controle de pragas.
No caso de necessitar usar qualquer tipo de produtos como esse, o ideal é usar equipamento completo de proteção como roupas e máscara, que é capaz de não deixar a substância entrar em contato com a pele, olhos, boca, nariz e qualquer orifício do corpo que possa entrar e causar danos para a saúde.
É importante estar atento aos sinais de infestação de pragas e entender como é possível prevenir e no caso de tomar alguma medida de combate, entender que o livre acesso à produtos inseticidas é vedado por lei às empresas especializadas, e os que encontram disponíveis no mercado podem ser de procedência duvidosa, o que é mais danoso ainda, levando em consideração que os produtos certificados já possuem natureza danosa, desta forma, os clandestinos apresentam um risco muito maior à saúde de quem os manuseia, principalmente sem equipamentos de proteção.
Você pode, além de evitar, buscar ajuda especializada para resolver os problemas relacionado a pragas no seu ambiente. Através de uma empresa especializada, o trabalho será efetivo e a incidência de pragas tem uma chance muito maior de ser solucionadas, com as soluções profissionais.
A Folha Dedetizadora é uma empresa especializada em controle de pragas e ações que mitigam a presença de insetos e parasitas que ameaçam a saúde e o bem estar, Conte conosco!