Saiba a diferença entre sanitização e higienização

Em meio ao surto de COVID-19, as palavras limpeza, sanitização e higienização ficaram ainda mais comuns em nossas vidas, afinal, esses são os únicos fatores que podem manter o que está em nossa volta limpo e sem chance de contaminação.  
 

Embora usemos palavras como limpeza, sanitização e higienização com bastante frequência, às vezes muitos não sabem que essas três palavras não significam a mesma coisa. Neste artigo, pretendemos elucidar sobre as diferenças entre limpeza, sanitização e sanitização. 

Limpeza  

Todos nós estamos familiarizados com a palavra “limpeza”. Trata-se de um processo de remoção de substâncias indesejadas, como sujeira, impurezas e outros agentes infecciosos de determinados objetos ou ambientes.  

A limpeza ocorre em inúmeros contextos comerciais, pessoais, domésticos e ambientais, que diferem dependendo dos requisitos apresentados.  

Sanitização  

Enquanto a limpeza visa remover a sujeira e as impurezas, a sanitização visa matar e erradicar as bactérias, germes, microorganismos patogênicos e não patogênicos que crescem em várias superfícies.  

Trata-se de um processo de limpeza de certas áreas ou superfícies para torná-lo livre de bactérias e limpar todos os tipos de micróbios e vírus que podem infectar o corpo humano e se tornar a causa de diferentes doenças, como o coronavírus.  

Higienização / Saneamento 

A higienização – ou saneamento – tem como seu principal objetivo proteger a saúde humana, proporcionando um ambiente limpo que possa impedir a transmissão de doenças.  

Embora principalmente a higienização esteja relacionada a fornecer ambientes livres de doenças, esta tem vários outros significados, como por exemplo, o saneamento. Sendo assim, a OMS apresentou uma definição abrangente referente ao assunto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): “O saneamento geralmente se refere ao fornecimento de instalações e serviços para o descarte seguro de urina e fezes humanas. A palavra ‘saneamento’ também se refere à manutenção das condições higiênicas, por meio de serviços como coleta de lixo e descarte de esgoto.”  

Enquanto a limpeza tem tudo a ver com garantir o processo primário de remoção de sujeira, poeira, etc., a sanitização trata principalmente da remoção de germes e bactérias do ambiente. 

Durante a pandemia de COVID, a limpeza, sanitização e higienização desempenham um papel muito importante para que as pessoas que frequentam um determinado ambiente sintam-se e estejam de fato seguras. 

O que são sanitizantes 

O nome já deixa bem claro sua função! Os sanitizantes são uma espécie de desinfetantes que diminuem o número de agentes patógenos a um nível que seja considerado seguro para as pessoas que transitam por ali. A utilização desses agentes no combate à doenças que podem ser contraídas apenas com o toque, auxilia a fazer com que o número de microrganismos presentes no local esteja totalmente sob controle, impedindo assim, que haja alguma contaminação cruzada, o que evitará a transmissão das doenças do tipo.  

Os sanitizantes são utilizados no processo de tratamento higiênico tendo em vista eliminar os patógenos presentes. Este processo tem o poder de acabar com todos os vírus presentes no lugar, ou quase todos os possíveis elementos de risco que podem ameaçar a saúde pública. 

O que é desinfecção? 

Desinfetar significa matar vírus e patógenos específicos em uma superfície usando um desinfetante. Esses agentes de limpeza devem matar 99,999% das bactérias, vírus e fungos infecciosos em um período de 5 a 10 minutos. Recomenda-se desinfetar as superfícies tocadas com frequência. Os banheiros devem sempre ser desinfetados devido aos patógenos que essas superfícies podem abrigar e que podem levar à propagação de doenças. Os desinfetantes comuns incluem:  

  • Alvejante  
  • Álcool  
  • Cloro 

Diferença entre esterilização e desinfecção  

Embora os termos sejam usados de forma interligada, existem diferenças entre desinfecção e esterilização. A desinfecção elimina quase 100% dos vírus e bactérias nas superfícies, enquanto a esterilização mata todos os vírus, bactérias, fungos e esporos bacterianos em um item. Embora a desinfecção seja útil na maioria dos ambientes e em superfícies tocadas regularmente, a esterilização geralmente é reservada apenas para instrumentos usados em instalações médicas e hospitais.  

O que é esterilizar?  

Esterilizar um item significa erradicar completamente os micróbios em sua superfície, incluindo esporos bacterianos, bactérias, vírus e fungos. As unidades de saúde são altamente dependentes da esterilização de alimentos, medicamentos e equipamentos para prevenir infecções em feridas e a propagação de doenças de paciente para paciente. 

Benefícios da higienização, sanitização e outros 

A qualidade de vida de quem mora ou trabalha em algum local não pode ficar em segundo plano. Quando existe o bem-estar e a segurança de se ver livre de possíveis doenças e bactérias danosas à saúde, a tranquilidade reina no local. Em caso de empresas, o negócio irá fluir da forma correta, beneficiando a todos. Sem falar que, contratar a limpeza de profissionais, mostra a preocupação que o responsável pelo negócio tem para com seus contratados. 

Tanto para os funcionários, quanto para os clientes, estar em dia com a higiene de ambientes só tem a beneficiar a imagem da sua empresa, bem como aumentar a produtividade daqueles que nela trabalham. 

A higienização de ambientes permite também que a vida útil de seus equipamentos seja aproveitada da melhor forma possível, já que há a ausência de sujeira que causaria danos aos instrumentos de trabalho. Com equipamentos em bom estado, o trabalho flui melhor e a empresa só tem a ganhar, o que também previne a diminuição da produtividade provocada por situações adversas no ambiente de trabalho. 

Será muito mais agradável para o seu time trabalhar em um ambiente que está com a higiene em dia, proporcionando maior qualidade de vida e bem-estar para todos.   

Ambientes limpos, organizados e sem risco à saúde são mais agradáveis e proporcionam maior vontade de estar naquele lugar dia após dia, o motivando a exercer sua função com mais dedicação. 

 
Fale com a Folha Sanitizadora 

Somos a primeira empresa Sanitizadora de Brasília! Trabalhamos com equipamentos de última geração e atuamos no controle de pragas, higienização de reservatórios, limpeza de caixas d’água, sanitização e desinfecção de vírus e bactérias. 

Respeitando o meio ambiente e a saúde dos nossos clientes e colaboradores, utilizamos somente produtos autorizados e registrados no Ministério da Saúde e licenciados pela ANVISA. Entre em contato para fazer o seu orçamento conosco hoje mesmo: 

(61) 33891411   

(61) 98575-9685 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *