Como se livrar dos percevejos-fedorentos

Os percevejos são insetos que possuem uma forma de escudo e que são praticamente do tamanho de uma moeda pequena. Os percevejos adultos geralmente são verdes ou marrons, mas eles não são muito conhecidos por conta da aparência. Essas pragas são famosas por emitir um feromônio fedorento quando se sentem ameaçadas ou quando são esmagadas. Às vezes, o terrível odor fétido pode ser descrito como algo parecido com um coentro podre. O percevejo marmorizado verde (Diceraeus melacanthus) é a variedade mais comum que os brasileiro poderão encontrar em suas casas. Se você suspeitar que tem uma infestação de percevejo, continue lendo para saber mais sobre como lidar com esta situação.

Variedades de cores

Apesar do percevejo-fedorento mais comum no Brasil ser verde, eles podem ser de várias cores, como marrom, por exemplo. De qualquer forma, todos exalam um odor horrível quando são esmagados. Sua alimentação acontece através de um bico que é usado para sugar suco de plantas.

Entrando no clima dos percevejos

Esses invasores podem aparecer na sua casa tanto em dias quentes ou frios, mas dependendo do quão quente estiver o dia, a temperatura pode afetar a sobrevivência desses visitantes indesejados. O percevejo-fedorento pode ser encontrado com maior frequência na região sul do país, por conta das temperaturas não serem tão altas, mas isso não os impede de aparecer em outras regiões do Brasil.

Durante as épocas mais quentes do ano, os percevejos-fedorentos são mais comumente encontrados em árvores, mas quando o tempo esfria, eles podem aparecer nas laterais externas da sua casa, tentando conseguir uma temperatura mais favorável. Quando eles se juntam em tais circunstâncias, o número de percevejos pode ser grande.

Dentro da sua casa

Quando os percevejos instalam-se em sua residência, eles se escondem embaixo de superfícies, tábuas ou até mesmo naquela área mais esquecida da sua garagem. Se você possui um jardim com uma ou mais árvores, é capaz que eles tenham sido atraídos pela vasta fonte de alimento. Se eles conseguirem entrar na árvore, seria ainda mais favorável por conta da temperatura.

Por que é importante se livrar dos percevejos

Os percevejos não são nativos da América do Sul e essa praga invasiva pode causar estragos nas plantações. Os percevejos vieram originalmente da Ásia e são conhecidos por devorar soja, pêssego, entre outras plantações. Como essas pragas não são originárias do nosso país, não há predadores naturais para regular as infestações. Como resultado, os percevejos causam muitos danos, especialmente a plantações. Alguns dos danos causados por percevejos são:

  • Má formação dos grãos;
  • Retardamento da maturação, com retenção foliar;
  • Permanência das hastes verdes;
  • Dificuldade de colheita.

Essas pragas não são apenas um problema para os agricultores comerciais, já que elas podem devastar rapidamente pequenos jardins. Se você cultiva qualquer tipo de produto, pode correr o risco de perder sua colheita para percevejos se não agir rapidamente.

Medidas preventivas contra percevejos-fedorentos

Na maioria das vezes, a prevenção é o melhor remédio. A principal ação que você pode tomar para evitar percevejos, é garantir que os pontos de entrada de sua casa estejam devidamente vedados. Lembre-se de sempre selar rachaduras e fendas pelas quais os percevejos podem entrar e invadir a sua residência. Como outras pragas, os percevejos podem voar pelas janelas, portas e outras entradas se forem deixados abertos, portanto, certifique-se de deixar tudo fechado quando não estiver no local.

Outra coisa para se lembrar é o fato de que percevejos são pragas hibernantes. Você provavelmente notará a presença deles quando as temperaturas caírem, enquanto eles e seus companheiros procuram um lugar quente para ficar durante o inverno. Se você precisar fazer qualquer manutenção em casa, tente realizá-la no início do outono, antes que os percevejos procurem abrigo.

Tratamentos caseiros para percevejos

Óleos essenciais para percevejos

Nas últimas décadas, o uso de óleos essenciais para controle de pragas, substituindo pesticidas, na produção de alimentos tornou-se muito mais popular, especialmente fora do Brasil. Infelizmente, os tratamentos com óleos essenciais não são regulamentados ainda e pode ser difícil determinar se esses métodos funcionam. Alguns óleos essenciais comuns usados ​​para o manejo de pragas são alecrim e hortelã-pimenta.

Se você já tiver esses produtos em casa, misture até dez gotas em um copo de água, coloque em um borrifador e aplique conforme necessário. Mesmo que isso não resolva seu problema de percevejos, pode deixar sua casa com um cheiro limpo e fresco. Contanto que sejam usados ​​de forma segura e adequada, experimentar os óleos essenciais como uma solução caseira não fará mal algum – eles podem apenas não funcionar.

Armadilhas para percevejos-fedorentos

Segundo o site da Embrapa, “armadilhas com urina bovina destinam-se à captura de percevejos da soja, visando a redução populacional dessa praga e, em consequência, redução de danos às plantas. Essas armadilhas são fixadas em estacas e colocadas na borda ou no interior da lavoura de soja. As armadilhas devem ser instaladas desde o período inicial do desenvolvimento das plantas de soja, permanecendo durante todo o ciclo da cultura”.

A solução para se livrar de percevejos em plantações levam: 3 litros de urina bovina, 500 gramas de sal de cozinha (cloreto de sódio), que serão dissolvidos em 7 litros de água. É preciso ficar de olho nas armadilhas periodicamente para que os insetos capturados possam ser retirados, também é preciso que a armadilha esteja 2 centímetros abaixo das aberturas, evitando a fuga de novos percevejos que foram atraídos.

Esses exemplos de armadilhas podem ser eficazes, especialmente se você tiver apenas alguns poucos percevejos tirando a sua paz. Mas se você realmente estiver passando por uma infestação, é melhor chamar um profissional. O controle profissional de pragas é, sem dúvidas, a melhor maneira de tratar infestações de percevejos-fedorentos.

Entrando em contato com uma dedetizadora

Entrar em contato com uma dedetizadora é algo que não precisa ser feito apenas quando a praga aparece, evitar o problema é de grande importância levando em consideração os perigos que as pragas oferecem para a sua família.

A prevenção é com toda a certeza o melhor a se fazer, para que você e sua família evitem quaisquer problemas envolvendo percevejos.

Conte com a Folha Dedetizadora

Para proteger você e a sua família, impedindo que o seu ambiente sofra com pragas, basta entrar em contato com a Folha Dedetizadora para garantir a prevenção ou eliminação de invasores. Todos os nossos produtos são autorizados e registrados no Ministério da Saúde, além de licenciados pela ANVISA. Também oferecemos serviços de dedetização contra formigas, mosquitos, pulgas, carrapatos, lacraias, aranhas, traças, piolho de pombo, entre outros.

Entre em contato e peça o seu orçamento:

(61) 33891411
(61) 98575-9685

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *